00:00
21° | Nublado

Dentes mais claros, batom laranja e piercing, aos 90, pode?

Foto: Internet/ Reprodução **Clique para ampliar

Publicado em 18/03/2023

Após a minha formatura, apesar de animada, ouvi de alguns profissionais (talvez não tão animados com a profissão), que a minha profissão seria um tanto enfadonha, como muitos acreditam. Até a pós-graduação, continuei matutando sobre essa perspectiva. Ledo engano.

O que eu faço no consultório me enche de prazer e felicidade, pois, fora os procedimentos odontológicos que realizo, gosto de gente. Cheguei a essa conclusão. Gosto de ouvir histórias, e olha: tenho ouvido ao longos desses anos todos tantas  histórias fantásticas que me comovem e me envolvem. 

Como foi o caso de uma paciente, uma senhora com uns 90 anos, sempre muito quieta, sem maquiagem alguma, e que, sempre que vinha, trazia o marido a tiracolo. Ela já era minha paciente há uns bons 9,10 anos, e mantinha um “padrão” nas conversas. 

Eu perguntava uma coisa a ela, e era ele quem respondia. Perguntava coisas sobre os dentes dela, e , novamente, era ele quem respondia. Ela permanecia calada.

Um dia ela veio sozinha. Perguntei o que havia acontecido e ela me disse: “morreu”.

Quando ela tirou a máscara de proteção contra a Covid, estava de batom laranja. Não um laranja claro, discreto. Um la-ran-ja  da-que-les! Sorriu e pediu pra eu arrumar seus dentes, e disse que queria também colocar um piercing em um dos dentes. “Pode?”, perguntou. “Pode”, respondi na mesma hora. 

Então, iniciei os procedimentos de profilaxia para melhorar a saúde bucal, fizemos raspagens e mantivemos a saúde dos dentes - no passado a mesma senhora teve periodontite, que graças, conseguimos tratar.  (Lembrando que a profilaxia odontológica é essencial e previne doenças como a periodontite. Se não for tratada, a periodontite pode até levar a uma endocardite.* Você sabia disso? ). 

Quando terminei, ela estava com os dentes brilhando! Se olhou no espelho, deu um grande sorriso e colocou o batom laranja nos lábios. Se encheu de felicidade, sorriu e me deu um abraço apertado. Senti liberdade no abraço, senti vida. E ainda me deu um batom de presente! Ah! O piercing ficou para a próxima consulta!

Nota da redação:

*Endocardite bacteriana é o nome dado à infecção das estruturas internas do coração, também chamada de endocárdio. A doença pode ser provocada pela falta de higiene bucal, devido ao acúmulo de bactérias na boca que podem migrar para a corrente sanguínea.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br

 

Sobre o autor

Amanda Lima

Cirurgiã dentista - Especialista em prótese dentária / Pós graduada em odontogeriatria


Ver outros artigos escritos?