O apertar de dentes que as notícias geram
Nesse feriado de Páscoa, vamos soltar a tensão, desencostar os dentes, soltar os ombros e respirar fundo.
Publicado em 09/04/2023
Fica difícil as vezes manter o bom humor. Fica difícil manter o otimismo, a positividade, a esperança. Se você ligar a televisão e ver / ouvir alguma notícia, provavelmente vai apertar os dentes. Vai gerar tensão. Um nó na garganta. Algo que não vai descer redondo ao engolir.
O bruxismo faz isso. Seria uma somatização ? Algo que não colocamos para fora e que deixamos guardado? Pode ser. Na pandemia vimos casos de bruxismo aumentarem ( mundialmente ) em adultos, adolescentes e sim, em crianças também.
Xiii será que você tem? Se está lendo, continue. Vai valer a pena.
Se você algum dia sentiu dor de cabeça ao acordar, cansaço na mastigação, dentes, próteses ou restauração quebrando, tensão na cervical, zumbido no ouvido, por exemplo, e se nesse exato momento você está tenso pelas notícias ou pensando em uma situação problema particular, está, apertando os dentes nesse instante.
Tem o bruxismo que acontece durante o dia - em vigília como chamamos- e o que acontece enquanto você dorme- noturno.
Tá achando confuso? Muita coisa pra pensar no seu feriado de Pascoa? Então não pensa. No consultório a gente explica direitinho, e aí você vai entender.
Enquanto isso, vale / mesmo que seja difícil é improvável diante das notícias de Blumenau/ que você use essa força que aplica para apertar os dentes, para ainda acreditar na humanidade .
Estamos aqui todos por isso. Vamos crer.
E vamos - mesmo que seja nesse feriado de Páscoa- soltar essa tensão, desencostar os dentes, soltar os ombros, respirar fundo.
Haja respiração. Seguimos, então, respirando.
Uma feliz Páscoa - repleta de paz no coração, família, bagunça, descanso, comilança, equilíbrio, reflexões, leveza. E com dentes desencostados.
Sobre o autor
Amanda Lima
Cirurgiã dentista - Especialista em prótese dentária / Pós graduada em odontogeriatria
Ver outros artigos escritos?