00:00
21° | Nublado

Já estamos prontos pra um novo ano? Por Amanda Lima

Que tal se nosso objetivo maior for crer (mais uma vez) que há mais 366* novas possibilidades nos esperando para serem vividas? (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 08/12/2023

Tem gente que quase surta nesta época. Outros têm um colapso pré fim de ano. E tem os que são como eu, que tentam não pensar muito sobre; às vezes é uma boa saída

Não sou fã das frases motivacionais no estilo “consiga o que você quer”, “sua mente, seu poder”, etc. Acho que são promessas vazias. Tudo bem, elas podem fazer efeito em quem estiver precisando delas. Mas depois de um tempo, palavras motivacionais funcionam que nem banho, e você precisa lê-las todos os dias.

Tem quem reavalie o ano que passou com tristeza, com amargura, com desespero. Claro, foi um ano puxado esse, não foi? Aqui sim (suspiro). Se algo trágico aconteceu no seu ano (e aqui cada um pode definir trágico como quiser), sinto muito. De verdade. 

Um paciente meu trouxe a placa de bruxismo para ajustar nesta semana (não é só ter a placa não, viu? É necessário que você leve de tempos em tempos na dentista para ver como ela está, se precisa de ajustes, se está trincada, etc) e comentou comigo que leu numa revista o título: “O que você conquistou nesse 2023? “

Ele disse que, por isso, que queria ajustar a placa. Sentiu que apertou mais ainda nas noites que seguiram essa leitura "bendita", e pensou tê-la quebrado. Tudo porque pensou que não consquistou nada. Nas palavras dele, “só sobrevivi e pulei obstáculos”. 

Talvez você passe rápido pela memória de 2023 e se deprima - como ele - achando que não fez nada demais. Que não conquistou nada. Que as metas do ano - lá no início de 2023, que você colocou na agenda - foram todas desviadas, alteradas, impossíveis de serem alcançadas. 

Pode ser. 

Esses tempos li uma sátira de que sempre que o universo sabe que você tem um dinheirinho sobrando no mês, alguém bate no seu carro. Alguém fica doente, a televisão estraga, a geladeira queima. “Ah Amanda; que coisa a se dizer!”

Ué, e não acontece, às vezes? Aqui já aconteceu várias vezes. 

Murphy?  “Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará.”

Você sabia que Edward Murphy era capitão da força aérea dos EUA e testou aeronave para provar a gravidade dos pilotos na aeronave, mas o sistema parou. Aí Murphy, que estava envolvido no projeto, foi conferir as ligações dos sensores do sistema e reparou que estavam errados. Nesse momento, ele criou a Lei de Murphy.

Tem mais! Tem brasileiro na área! Essa expressão (Lei de Murphy) se tornou pública porque um brasileiro chamado John Paul Stapp, que na época era coronel da Força Aérea dos Estados Unidos, trabalhou com Murphy no projeto e popularizou essa “lei”.

É até hoje uma das expressões de teor humorístico mais utilizadas quando algo não corre como o esperado. Ou seja, se alguma coisa pode dar errado, ela dará.

Certo, conhecimentos gerais à parte, voltamos para o ano novo.

Talvez você esteja pensando que teve muito de Murphy no seu ano de 2023, que não há muito o que esperar de 2024, que não teve grandes conquistas no ano que passou. 

E se estiveres errada (o)?

E se nossa maior conquista foi ter sido resiliente, atravessado 2023 e estarmos aqui, prontos pra um novo ano? 

E se tivermos que acreditar (ou nos convencermos de que é melhor acreditar) que teremos em 2024 mais um ano inteiro para atingir algum sonho, alcançar uma paz,  riscar aquela meta da agenda, conquistar algo que sempre se quis?

Chame seu sentimento desse final de ano como quiser: ilusão, repetição de sensações, mesmice, esperança: mas cá estamos, vivos, respirando. 

Que tal se nosso objetivo maior for crer (mais uma vez) que há mais 366* novas possibilidades nos esperando para serem vividas? No sentido filosófico e literal da palavra. 

É muito cedo para desejar feliz ano novo? Acho que não. Pelo menos dá pra ir se preparando, né? 

Desejo muita vida no ano que virá.

Dra Amanda Lima 
@dentistaamandalima

 
*2024 será ano bissexto

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Amanda Lima

Cirurgiã dentista - Especialista em prótese dentária / Pós graduada em odontogeriatria


Ver outros artigos escritos?