00:00
21° | Nublado

Como perder peso e manter essa perda?
A obesidade é uma doença crônica e complexa, mas pode ser controlada

A obesidade é um conjunto de fatores, mas quando a integração de tratamentos entra na rotina é possível controlar, reduzir a massa gorda e aumentar a massa magra. (Foto: Divulgação) ***CLIQUE PARA AMPLIAR IMAGEM

Publicado em 14/06/2024

Sabemos que há uma alta carga genética e que o ambiente exerce papel importante no nosso “balanço de energia”. A nossa carga genética advém dos antepassados e a maioria de nós tem um “modo” em nosso corpo que é mais “econômico”, ou seja... Somos bons poupadores de energia, não gastamos muito para nos proteger afinal, na pré-história, comíamos muito pouco e gastávamos bastante energia para encontrar mais comida. Ser um “poupador” era uma vantagem competitiva!

Além da genética, o ambiente em que somos criados define nossa relação com a alimentação. Nossa cultura, ambiente, preferências e restrições começam a ser desenhadas desde cedo. Copiamos nossa família e através dela é feita nossa relação com o alimento desde que nascemos. Isto é muito curioso, pois definirá nossas preferências para toda a vida! Observando nossa família entendemos muito sobre nossas escolhas alimentares.

Sendo assim, a obesidade depende da carga genética e do ambiente, e para tratá-la de forma científica e ética, o tratamento deve ser pensado em sua INTEGRALIDADE com profissionais que se comuniquem e se completem para que o tratamento seja eficaz.

O tratamento da Obesidade passa por 4 grandes áreas:

Tratamento com endocrinologista e com medicações: Será que uma desordem hormonal pode estar fazendo com que seu peso aumente? O endocrinologista saberá excluir causas hormonais e prescrever o melhor tratamento para Obesidade com as medicações com maior benefício.

Já as medicações irão atuar na área de recompensa cerebral, além de reduzir a gordura que está entre as vísceras (a chamada gordura visceral) fazendo com que o Metabolismo Basal aumente, isso é o quanto você gasta de calorias para fazer funções como respiração e digestão ou seja, para ficar parado.

Tratamento com psicologia: A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) auxilia no treinamento de nossos impulsos e comportamentos que possam estar trazendo prejuízo. Ajuda-nos a lidar com os impulsos de comer demasiado (ansiedade) através de tarefas e reflexões sobre nossos pensamentos antes e durante as refeições.  

Tratamento com nutricionista: A palavra DIETA vem do greco “diaíta” que quer dizer “modo de vida”. A alimentação precisa ser revista tanto do ponto de vista de sua composição (tipo de gordura, tipo de carboidrato) quanto das calorias (energia) que oferece. A nutricionista traçará um Plano Alimentar com possíveis substituições para que você possa estar conectado a uma alimentação saudável em seu dia a dia. No dia de um evento (uma festa, por exemplo), ajudará você a fazer melhores escolhas para que não acumule muita energia (gordura) repetidamente e consequentemente, ganhe peso.

Mudança de vida exige alguns desafios como a alimentação saudável, que é um desafio constante!

 

Tratamento com profissional de educação física: As duas formas que temos para mudar o “modo de um poupador / econômico” para um “modo gastador” é reduzindo massa gorda, aumentando a sua massa muscular (massa magra) e aumentando a capacidade cardiovascular, ou ainda utilizando medicações. Segundo artigo publicado pela Dra. Luiza Matielo, é importante entender que a atividade física reduz o risco de 40 doenças crônicas (Alzheimer e Parkinson inclusive) e por isso, ela sempre faz parte da abordagem da Obesidade.

O profissional de educação física através da abordagem das limitações e habilidades de um paciente vai promover a sua melhora em qualidade de vida, melhora do sono, melhora de flexibilidade, redução de dores e melhora dos paramêtros como pressão arterial, colesterol e glicemia importantíssimos para que não ocorra infarto do coração e derrame cerebral.

Para o paciente Araújo Neto, da Zeit Health Hub, a integração das disciplinas funcionou muito bem. “Consegui perder 8 kg, me sinto mais bem disposto, com mais força e o melhor com reflexos mais rápidos”, ele diz sorrindo!

 

Então, se alguém disser para você que “para emagrecer é só fechar a boca” ou ainda “que tem uma solução rápida e fácil, algum chá ou medicação milagrosa”, saia correndo! Não existe nenhum milagre ou atalho.

A boa notícia é que há solução, mas requer comprometimento. Procurando uma clínica com tratamento integrado você terá maior probabilidade de sucesso, e menor chance de ter reganho de peso e frustrações em relação ao tratamento de Obesidade!

A clínica ZEIT inaugurada há três anos em Florianópolis tem sido referência em tratamento integral da Obesidade em todos os quesitos acima citados desde sua inauguração, e vem salvando e mudando vidas.

Texto da Dra. Cristina Schreiber, edocrinologista da Zeith Heath Hub, em Florianópolis

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Dra. Cristina Schreiber

Dra. Cristina Schreiber é Endocrinologista, Titulada pela SBEM, CRM SC 10134 RQE 8097, Doutorado USP, responsável técnica da Zeit Health Hub


Ver outros artigos escritos?