00:00
21° | Nublado

De Miss Brasil à empresária: a trajetória de Rafaela Linhares

Rafaela Linhares é formada em Jornalismo e trabalhou por muitos anos como assessora de comunicação antes de empreender (Fotos: acervo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 01/11/2023

Ela foi vencedora do concurso de beleza mais disputado do país, em uma época em que o título conferia muito glamour e notoriedade. Na década de 1990, aos 17 anos, a catarinense Rafaela Linhares foi coroada Miss Brasil e, desde então, sua vida mudou radicalmente. Ela conta ao Imagem da Ilha sobre os momentos importantes de sua trajetória até se tornar uma empresária bem-sucedida no segmento de moda-praia.

Imagem da Ilha: Você realizou em 1996 um sonho de muitas mulheres no mundo: ser miss do seu país. Relembre para os seus admiradores a emoção daquele momento mágico quando você recebeu a faixa.

O concurso de Miss Brasil mudou totalmente a minha vida, foi uma experiência que levarei no meu coração pra o resto da vida. No dia do concurso, eu não tinha torcida organizada como as outras candidatas. No meu caso, estávamos apenas eu, minha mãe e o Moacir Benvenutti (colunista social), mas, a cada entrada, fui ganhando o carinho e apoio do público que estava presente, e foi de arrepiar viver aquele momento e vencer o concurso. Ali, aos 17 anos, comecei a viver o ano que seria o mais importante da minha vida.

Imagem da Ilha: Como foi o ano de reinado? Quais os pontos positivos e negativos? Qual a participação do saudoso colunista Moacir Benvenutti nessa conquista?

O Moacir Benvenutti foi quem coordenou o meu reinado, toda a agenda de eventos, as entrevistas, as festas que participaríamos, ele me orientou e me ensinou muita coisa, era como um pai pra mim, tínhamos uma conexão incrível. Eu vinha de uma vida simples e pacata, tinha apenas feito um Curso de Etiqueta aos 15 anos, onde aprendi a usar salto, desfilar, usar corretamente os talheres... o Moacir me apresentou um mundo de glamour que eu nem sabia que existia. Participei das festas mais luxuosas pelo Brasil e sempre me emocionava viver aquilo tudo, eu nem acreditava. Não considero negativo, mas foi muito intenso, eram cerca de 3 eventos por semana, a gente não parava, essa foi nossa rotina por quase 1 ano e meio.


Rafaela e Moacir Benvenutti

 

Imagem da Ilha: Qual a diferença entre ser miss nos anos 1990 e hoje em dia? Os concursos mantém a relevância do passado ou perderam espaço?

Naquela época, esses concursos de beleza eram mais valorizados, a Miss Brasil era uma grande personalidade nacional, nossos meios de comunicação davam um grande destaque para esses concursos, hoje em dia, mudou muito. Com o fortalecimento da internet e com o crescimento das redes sociais, as mulheres têm a visibilidade e o destaque que almejam e, aquele padrão de beleza estereotipado nos anos 1990, não é mais a regra, cada pessoa brilha com sua beleza e sua personalidade. Eu gosto muito de ver essa liberdade e quebra de padrões. São novos tempos.

Imagem da Ilha: Santa Catarina, dizem, é o estado com mais mulheres bonitas no país. Você concorda?

Eu, particularmente, concordo com essa afirmação, as mulheres de Santa Catarina apresentam uma beleza estonteante, com traços marcantes dos imigrantes europeus (alemães, italianos, austríacos, e por aí vai) que para o nosso Estado vieram.

Imagem da Ilha: Como foram os primeiros anos depois do Miss Brasil? Quais os principais trabalhos nesse período?

Cerca de uma semana após vencer o concurso do Miss Brasil, recebi a ligação de uma jornalista, de uma revista nacional (Revista Contigo), onde a mesma me disse que queriam fazer uma entrevista comigo, pois eles acharam a minha história parecida com um conto de fadas. Estranhei ouvir isso e até perguntei o porquê dessa afirmação. Então a jornalista me contou que eu havia sido adotada pelos meus pais. Eu tinha 17 anos nessa época. Meus pais e o Moacir Benveenutti (meu coordenador na época) me contaram toda minha história na mesma noite. Soube que havia sido deixada numa cestinha de vime, coberta por um lençol, na porta do apartamento dos meus pais. Junto comigo, havia uma carta dizendo minha data de nascimento, meu peso, altura e falava que eu daria muitas alegrias para os meus pais. Até hoje me emociono com tudo isso, meus pais são maravilhosos e, desde sempre, sou muito orgulhosa de ser a filha deles, me sinto abençoada demais. A partir disso, dei muitas entrevistas nacionais, para Fantástico, Ana Maria Braga, Serginho Groisssman, e outras personalidades importantes do nosso país. Participei de centenas de eventos, representei o Brasil em dois concursos internacionais e, realmente, posso dizer que vivi um conto de fadas.


"Realmente posso dizer que vivi um conto de fadas", afirma
 

Imagem da Ilha: Você é casada com Guilherme Silvério. Como se conheceram? Ele lida bem com o fato de ter uma mulher bonita ou tem muitos ciúmes?

Nos conhecemos num aniversário aqui em Florianópolis. O Guilherme é de São Paulo, e nunca imaginei que pudesse dar certo, pois morávamos em cidades diferentes. Mas, se a base de um relacionamento for a confiança e o respeito, com certeza só se fortalece. O Gui é uma das pessoas me mais me incentiva e me apoia nos diferentes projetos que acredito. Ele tem muito orgulho de fazer parte das minhas conquistas e isso só fortalece o nosso amor. Sou muito abençoada por ter o Guilherme na minha vida, já são 13 anos de uma linda história. 

Imagem da Ilha: Você formou-se em Jornalismo. Por que escolheu essa faculdade? Teve ou tem planos de trabalhar na mídia?

Comecei fazendo faculdade de Relações Internacionais e no meio do curso, desisti e mudei o rumo da minha vida, segui meu coração, e me formei em Jornalismo. Em seguida fiz pós-graduação em Comunicação Social. Eu amo esse universo da comunicação, sempre tive muito interesse em apurar histórias e levar informação à sociedade. Acabei trabalhando durante anos como assessora de comunicação na área de política, foi uma fase muito feliz da minha vida.

Hoje em dia você é muito ativa no Instagram. Suas fotos mais recentes mostram que você continua em plena forma, linda como sempre. Conte-nos como é ter um canal direto de comunicação com os fãs e qual a dinâmica de produção dos posts. Tem uma agência ajudando?

Há poucos anos descobri o poder e a força das redes sociais, quando criei uma marca de saídas de praia. É impressionante o alcance desse meio virtual, mas, faz pouco tempo, que tenho explorado essa mídia para o meu perfil pessoal. É tudo muito novo pra mim, tenho mostrado um pouco das minhas imagens da época de miss, participado de eventos sociais e tenho recebido muito carinho dos seguidores. Isso me motiva demais a querer explorar mais esse universo tão democrático, onde você se conecta com pessoas e marcas que te inspiram.


Há 6 anos ela comanda a Empório Zart, marca de saídas de praia que já ganhou projeção internacional
 

Nos últimos tempos, você tem investido na sua grife de saídas de praia de luxo, a “Zart”. Quando surgiu a vontade de ser empresária? O mundo dos negócios é tão ou mais competitivo que o mundo das misses?

Sempre quis empreender e, faz uns 6 anos, que deixei a paixão pela moda aflorar e ser o norte desse meu negócio. Montei a Empório Zart, uma marca catarinense de saídas de praia. Trabalhamos com peças em rendas e guipure de alta qualidade, estilosas e para mulheres que buscam elegância na época do ano mais quente, um desafio né? O mundo dos negócios é fascinante, mas desafiador, empreender parece ser simples, mas não é. No meu caso, ter mão de obra qualificada é o maior desafio, sem dúvidas. Ser empresário é algo que ocupa os pensamentos da gente “24 horas por dia”, precisamos estar bem conectados com os setores de criação, produção, vendas, pós venda. Exige muita entrega e paixão. Acho que ser miss era muito mais tranquilo (risos).


Empresária e modelo: Rafaela à frente, na passarela, em desfile de sua marca de saídas de praia, que aconteceu em Açores
 

O fato de viver em Florianópolis certamente influenciou você a apostar no mercado de moda-praia. Onde sua marca já está presente? Você tem viajado para divulgar suas criações?

Vivemos numa Ilha maravilhosa e, com certeza, viver nessa atmosfera paradisíaca influenciou demais nos meus negócios. A Empório Zart já participou de alguns eventos internacionais importantes, o Brasil é um potência e referência nesse mundo beachwear. Estivemos presentes em uma feira importante no segmento em Paris, uma outra muito importante na Itália, realizamos um grande desfile na Ilha Terceira (Açores), em Portugal. Isso nos abriu muitas portas. Já vendemos para lojas em Dubai, Mônaco, Miami, St Bartholomeu, República Dominicana, Líbano... Tenho muito orgulho disso tudo.

O verão está se aproximando. Nossas leitoras querem saber: quais as tendências no segmento de beachwear?

Eu acredito que a principal tendência é o conforto, com peças que valorizam elegância e o estilo pessoal de cada cliente. Como atendemos o Brasil inteiro, é interessante demais ver que cada região tem uma particularidade. Em Minas Gerais, por exemplo, as nossas clientes preferem peças mais chiques e elegantes, as cariocas já são mais sexys, as paulistas optam pela praticidade, sem perder a sofisticação. Nosso Brasil é diversificado e tentamos estar atentas aos gostos e preferências nesse universo feminino.

Finalizando: quais os planos para o futuro?

Vejo novos horizontes, no quesito rede social, se abrindo em minha vida. Esse mundo de influenciadora vem ganhando meu coração no momento. Acredito que focarei um pouco mais nisso, darei mais atenção para esse universo. É engraçado refletir sobre como nossos trajetos mudam ao longo dos anos, como evoluímos e crescemos né? A única coisa que nunca muda é nossa essência e nossos valores.

Quero agradecer o carinho do Imagem da Ilha comigo, é tão gratificante poder contar um pouquinho mais sobre mim nesse veículo de comunicação tão querido por todos nós!

Por Urbano Salles

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045