Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 28/11
Não é de Ruy!
Um detalhe no mínimo curioso chama a atenção na capa do primeiro lote de agendas físicas 2023 colocado à venda na loja online da Caasc (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina). Ela destaca a frase “A advocacia não é profissão para covardes” e a atribui a “Rui” (ops! o certo é Ruy) Barbosa. Na verdade, o autor é o célebre jurista Sobral Pinto (1893-1991). O equívoco só foi percebido recentemente, depois que cerca de 20 das 200 unidades já haviam sido vendidas e entregues. Segundo o presidente da Caasc, Juliano Mandelli, tudo aconteceu porque a princípio havia sido escolhida outra frase, escrita por Ruy Barbosa, mas, antes da impressão, foi decidido trocá-la pela citação de Sobral Pinto. O nome de Ruy Barbosa, porém, acabou não sendo substituído. Ele afirma que até o momento não houve qualquer reclamação de quem já adquiriu o produto e revela que o restante do lote já foi recolhido, assim como a fotografia com a capa errada já foi retirada do ar na loja da entidade.
Carros sustentáveis
A Le Monde, da família Füchter, está voltando ao mercado de automóveis, três anos após o fim da parceria com a montadora Citröen. “Nosso grupo está voltando a ter atividades ligadas à distribuição de veículos. Ainda no primeiro trimestre de 2023 teremos novidades”, confirma o empresário Nelson Füchter Filho. Segundo ele, o novo empreendimento terá alcance nacional e será focado em veículos 100% elétricos.
Arte no LK Design Hotel: a curadora Paty Koerich e a irmã Kaká Koerich, ladeando a arquiteta Taís Marchetti Bonetti, na exposição pilotada pela mãe, Marize Koerich (MAK) - Foto: Darline & Angelo Fotógrafos
Certidões de batismo
No último dia 20 foi lembrado o 97º aniversário de nascimento de Robert Kennedy, assassinado em 1968. Mas o que isso tem a ver com Florianópolis? O link é a família proprietária da Jomani Corretora de Seguros, sediada na Rua Arcipreste Paiva. O fundador Nilso Ramella, de 73 anos, é fã da família Kennedy e por isso batizou dois filhos com nomes extraídos do clã: Robert Kennedy Ramella e Edward Kennedy Ramella. O primeiro é seguidor da página oficial de Robert Kennedy numa rede social e com frequência posta artigos sobre ele.
O artista e sua mãe
Dante Villarruel, leitor atento do Imagem da Ilha, pergunta se está viva a mãe do artista Ricardo Ramos, dona Zilda Ramos, inspiração da exposição “Sobre Minha Mãe”. Sim, está, e, como salienta o filho, “está vivíssima”. Aos 90 anos, ela divide com Ricardo um apartamento no Centro de Florianópolis. “Sou cuidador 24 horas, sete dias por semana”, conta. Dona Zilda, além de homenageada, é autora de alguns quadros que serão exibidos, todos pintados entre 2009 e 2015. “Sobre Minha Mãe” abre nesta quarta-feira (30) no Museu Victor Meirelles cercada de muita expectativa no mundo das artes visuais.
Terra Santa
Narriman Chede, mulher do empresário José Matusalém Comelli, começa a semana em Israel, primeira escala de excursão que a levará na sequência à Grécia e Turquia. Antes de embarcar, ela trocou de idade e comemorou a data recebendo amigas numa maratona de três festas em seu apartamento na Avenida Trompowsky.
É Bernardo "Mustache" Soares na Copa! Aqui, ele e o sócio Miguel Alemany vibrando com a vitória do Brasil (Foto: acervo pessoal)
Projetos nos EUA
O arquiteto Marcelo Salum, de Florianópolis, está conquistando espaço profissional nos EUA. Ele acaba de entregar dois estúdios no Trump International Hotel & Tower e uma casa em Chicago. Os três projetos foram encomendados por clientes brasileiros. Outra cidade americana onde o catarinense tem atuado é Los Angeles. Marcelo atualmente está morando em Florianópolis e São Paulo. Na capital paulista, seu ambiente na CASACOR São Paulo 2022 ganhou destaque, tendo sido apontado por muitos visitantes e profissionais da área como o mais belo da mostra.
Filho de escrava
O historiador Fábio Garcia e a Editora Cruz e Souza lançam nesta terça-feira (29), no Palácio Cruz e Sousa, uma obra que traz novas informações sobre a vida do jornalista Gustavo de Lacerda, catarinense nascido em Desterro que foi fundador da Associação Brasileira de Imprensa, em 1908, no Rio de Janeiro. O biografado era filho de Maria das Dores, mulher escravizada. Em sua pesquisa, Garcia resgata fatos ainda desconhecidos sobre Lacerda. É a terceira obra escrita sobre o catarinense. As duas primeiras foram assinadas por Moacir Pereira, editadas pela Insular.
Estreia na ficção
Entrou em pré-venda o livro que marca a estreia de Elza Galdino na ficção. “Água com Gás” chega com o reconhecimento prévio do escritor catarinense Deonísio da Silva, responsável por sua indicação à respeitada Editora Alamedina. “O processo de escrever ficção veio naturalmente, deixei fluir”, relata a autora, muito conhecida – e curtida – nas redes sociais por seus insights. A obra deve aterrissar nas livrarias nos próximos dias. No campo pessoal, Elza vive um momento desafiador: está fazendo o terceiro tratamento oncológico. “A vida surpreende mesmo. Estou bem”, afirma. A autora nasceu em Curitiba, mas mora em Florianópolis há 40 anos.
Trabalho voluntário
Amanhã (29) e quarta (30), entre as 10 e as 19h, acontece no Majestic mais um megabazar beneficente organizado pela Associação Amigos Cleia Beduschi. À venda, peças artesanais para casa, uso pessoal e decoração de festas natalinas - tudo confeccionado por voluntárias da entidade. A renda será destinada ao diagnóstico do câncer de mama por biópsia guiada. Um exame que salva vidas!
Jean-Victor Martin autografa seu primeiro livro, "KG 412 - Prisioneiro de Guerra", para o médico Edson Malinverni, na noite de lançamento que movimentou o Café del Mar no último dia 24 (Foto: HBN/Imagem da Ilha)
Créditos de carbono
“Personagem da Semana” do Imagem da Ilha há um ano, Luis Felipe Adaime emplacou o trabalho da sua empresa Moss na revista Forbes. A publicação destaca a parceria feita com a Rede Globo e a Gol Linhas Aéreas para neutralizar as emissões de carbono das suas viagens corporativas classificadas como indispensáveis. A medida passou a valer em todos os voos da Gol no Brasil, Caribe, EUA e América do Sul. Com a iniciativa, estão sendo gerados créditos de compensação ambiental para aplicação na preservação e recuperação de florestas nativas, e em projetos de agricultura regenerativa na floresta amazônica.
Ligados na tomada
Sob gestão do Grupo DVA, a chinesa BYD inaugura nesta terça (29) sua primeira concessionária na Grande Florianópolis. A fabricante é apresentada como líder mundial em carros elétricos e híbridos.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?