Urbano Salles apresenta mix de notícias sobre SC - 09/01
Transição no cartório
Conforme previsto na Constituição de 1988, um concurso público definirá o destino do 4º Tabelionato de Notas e Protestos da Capital, cujo comando está vago há cerca de um ano desde a morte da titular Vanda de Souza Salles, viúva do ex-deputado estadual Waldemar Salles que atuou como cartorária durante quase seis décadas. O lançamento do edital é aguardado para breve. No momento, enquanto o concurso não sai, profissionais indicados pelo Tribunal de Justiça estão à frente da administração do tabelionato, em regime de intervenção temporária. A família de Vanda Salles retirou-se em definitivo do cartório. A filha mais velha, Rosali, aposentou-se. Casada com o ex-presidente do TJ-SC Cláudio Barreto Dutra, ela auxiliava a mãe no trabalho. A outra filha, Claudia, é psicóloga e atende em consultório particular. Vanda teve um terceiro filho, Wanderlei, o “Lei”, morto em 2018.
Salvem o órgão! (1)
Começa a ganhar força uma mobilização para salvar o quase centenário órgão de tubos da Catedral Metropolitana de Florianópolis (foto abaixo). Um passo significativo foi dado com a publicação no YouTube de “Um Réquiem ao Speith”, documentário assinado pelos estudantes de História Carlos Gesser, Eduardo Dutra e Ryan Martins. O vídeo traz depoimentos alarmantes. “Sou organista voluntário há sete anos e nesse tempo venho acompanhando a decadência do instrumento. Ele continua funcionando, mas a parte de madeira está comprometida, com cupim, há problemas nos foles e tubos desafinados, por causa da falta de manutenção. O conserto é muito difícil e caro porque a organaria é muito rara no Brasil”, relata o músico Lucas Zunino. “O socorro pode vir do governo ou do setor privado, via lei de incentivo à cultura. Precisamos salvar esse patrimônio histórico de Florianópolis. A igreja, sozinha, não tem recursos”, salienta. Para recuperar por completo o órgão, as estimativas mais recentes apontam para um investimento de cerca de R$ 850 mil. Outro organista da Catedral, André Carpes, faz uma comparação: “Está como se fosse um carro com um buraco no radiador”.
Instrumento completa 100 anos em 2024 (Foto: Ryan Martins)
Salvem o órgão! (2)
O professor Émerson César de Campos lembra que o órgão está prestes a completar 100 anos. “Ele foi inaugurado em 1924 quando Florianópolis tinha menos de 43 mil habitantes. Dom Joaquim Domingues de Oliveira, segundo bispo ordenado na Capital, era homem de posses e presenteou a Catedral pagando o instrumento do próprio bolso, algo equivalente a oito quilos de ouro (cerca de R$ 2,5 milhões)”, conta Campos. O órgão foi fabricado pela alemã Speith, fundada em 1848. A empresa continua em funcionamento até os dias atuais. Confira o documentário em https://youtu.be/gVxmKBAXwUA
Vale do Silício
Quem deu um rasante neste início de ano pela Ilha foi Sofia Gomes Coelho, filha de Cadu e Andréa Coelho, e sobrinha do empresário catarinense radicado nos EUA Aderbal Coelho. Na bagagem, trouxe uma notícia de alto impacto que deixou a família pra lá de feliz. Aos 25 anos, ela passou em testes e vai assumir dia 4 de fevereiro um importante cargo na Apple, na Califórnia.
Terroir
Ana Paula Callado De Lima comemorou seus 50 anos passeando pelo Uruguai, para onde viajou com o marido, Edson De Lima (o “Boneca”), a irmã Christiane Callado e o cunhado Eduardo Silva Neto. No dia do aniversário, a data foi celebrada em grande estilo no Fasano Las Piedras, em Punta del Leste. Entre outros lugares cinco estrelas, o roteiro do grupo incluiu uma visita à vinícola Garzon, fundada pelo bilionário argentino Alejandro Bulgheroni.
Isadora e Cilinha Bianchini, e a empresária Anete Agostinelli, do Hotel Internacional Gravatal, recepcionadas por Tuca Schilickmann (da esq. p/dir.) em sua cobertura de verão na Praia do Mar Grosso, em Laguna
Briga
Deve ficar para depois da alta temporada o desfecho da novela envolvendo o beach club Cafe de La Musique, em Jurerê In_. A casa está em litígio judicial com a Habitasul, que quer despejar o empreendimento.
Bola da vez
Dados da Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT) indicam que o Brasil ocupa hoje a vice-liderança no ranking mundial da prática desse esporte, perdendo apenas para a Itália. Seguindo essa tendência, investidores têm ampliado os horizontes e apostado no esporte. É o caso do empresário Leo Yamada, sócio-diretor da Fit Sul. Ele inaugurou nesta segunda-feira (9) a OutFit Beach Arena, no estacionamento do Shopping Itaguaçu, em São José. O grupo Fit Sul é responsável por administrar todas as academias Smart Fit da região Sul, além da Academia 4Fit, em São Paulo. A arena oferece 12 quadras profissionais com estrutura para receber grandes eventos, além de uma operação do Café Cultura.
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br
Sobre o autor
Urbano Salles
Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.
Ver outros artigos escritos?