Imagem da Ilha

00:00
21° | Nublado

“O Último Azul”, filme vencedor do Urso de Prata em Berlim chega a Floripa
Filme premiado de Gabriel Mascaro, com Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, será exibido neste sábado no Paradigma Cine Arte

Denise Weinberg e Rodrigo Santoro contracenam em “O Último Azul”. (Foto: Divulgação)

Publicado em 19/08/2025

A obra brasileira consagrada no Festival de Cinema de Berlim deste ano, o filme “O Último Azul”, vai ganhar pré-estreia nacional em Florianópolis. A pré-venda já começa hoje pelo site do Paradigma Cine Arte para a sessão exclusiva das 20h30min, deste sábado, 23. Aclamado pela crítica internacional, o filme já foi selecionado para mais de 40 festivais ao redor do mundo e tem distribuição garantida em 65 países.

O Portal Imagem da Ilha não só cobriu o Festival de Berlim em fevereiro deste ano, trazendo todas as novidades aqui pro site, como também participou da avant-première do “Último Azul” e fez com exclusividade uma entrevista com Rodrigo Santoro, que você pode conferir aqui.

Novo cartaz do filme lançado para o Brasil pela Vitrine Filmes.

 

O filme conta a história de Teresa, de 77 anos, que passou toda a sua vida em uma pequena cidade industrializada na Amazônia, até que um dia recebe uma ordem oficial do governo para se mudar para uma colônia de idosos. A mulher (brilhantemente interpretada por Denise Weinberg) se recusa a aceitar esse destino imposto e, em vez disso, embarca em uma jornada transformadora pelos rios e afluentes do Amazonas para realizar um último desejo antes que sua liberdade seja tirada. Cadu (Rodrigo Santoro) é o barqueiro que vive na Amazônia e que, com o coração partido pela perda de um grande amor, aceita conduzir a protagonista, Tereza, em suas últimas aventuras e descobertas, antes de ser enviada para a colônia.

Espere por um filme com belíssimas imagens da Amazônia, mas que vale assistir principalmente pela interpretação genuína da grande atriz Denise Weinberg. A obra ainda torna-se relevante pela questão latente do etarismo que permeia toda a história, e por um final grandioso e que, sem querer dar spoiler, emociona com a voz potente de Maria Betânia.

Na crítica internacional, o longa de Mascaro também foi destaque por sua qualidade de produção, atuação e por sua sensibilidade e poder de provocar uma reflexão profunda sobre nossa sociedade.

O Screen Daily destaca a atuação de Denise Weinberg: “Performance vencedora da veterana dos palcos e telas brasileiras, Denise Weinberg”.

Para o The Hollywood Reporter, é “um deslumbrante filme de estrada aquático que transforma a Amazônia em uma fuga mágica do exílio para a liberdade”.

A Variety ressalta: “Situado entre a ficção científica e a fábula, ‘O Último Azul’, do diretor Gabriel Mascaro, encontra um farol de otimismo dentro de sua própria visão distópica do futuro”.

O Deadline diz que “(...) em ‘O Último Azul’, o diretor [Gabriel Mascaro] mergulha mais profundamente nos personagens, explorando especificamente o brilho do que significa conseguir se desprender de uma suposta ideia de utilidade e viver o momento”.

Para o Cineuropa, “Denise Weinberg faz um trabalho incrível ao dar vida a todas as nuances de Tereza, uma personagem absolutamente adorável, cercada por personagens coadjuvantes muito bem escritos, no qual cada um deles poderia facilmente ter seu próprio filme.”

Assista ao trailer oficial aqui

 

Leia também:

- A nova guerra mundial sem nome, por Vinicius Lummertz

 

 

 

Para ler outras matérias da jornalista Karin Verzbickas clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045

 


Sobre o autor

Karin Verzbickas

Jornalista conhecida por suas resenhas de filmes no Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?