00:00
21° | Nublado

“Muito Além do Lucro” é reflexão urgente e necessária
Documentário debate um novo capitalismo mais justo e sustentável e redefine o conceito de sucesso nos negócios

“Muito Além do Lucro” é reflexão urgente e necessária
Dirigido por Mara Mourão, o documentário apresenta líderes e pensadores que defendem uma economia mais humana, sustentável e regenerativa. Na imagem, cena Muito Além do Lucro. (Foto: Divulgação)

Publicado em 07/10/2025

Se, para você, termos como “capitalismo consciente”, “sistema B”, “externalidades negativas” ou “negócios de impacto” soam como estranhas ou descoladas da realidade, esse documentário é para você. "Muito Além do Lucro", dirigido por Mara Mourão, propõe uma profunda reflexão sobre os limites do capitalismo tradicional – focado na maximização do lucro sem considerar seus impactos negativos – e apresenta as novas formas de economia que buscam um mundo mais sustentável, regenerativo e justo.

“Há caminhos concretos para uma coexistência mais consciente e saudável entre o desenvolvimento econômico e o bem-estar do planeta e das pessoas”, diz Mara Mourão, idealizadora e diretora do documentário que reúne o pensamento de líderes empresariais e pensadores globais que já estão implementando ações e práticas que aliam retorno financeiro à regeneração socioambiental. A mensagem central é que as empresas não devem mais competir apenas para serem as "melhores do mundo", mas sim as "melhores para o mundo", incorporando a solução de problemas sociais e ambientais em seus modelos de negócio.

“O filme nasceu do desejo de mostrar que outra economia é possível, uma economia que alia retorno e regeneração”, explica Mara Mourão, também realizadora do longa documental “Doutores da Alegria”. “As estatísticas sobre investimentos verdes e o fortalecimento dos negócios de impacto nos inspiraram a contar uma história que entrelaça dados e emoções, conectando o espectador à urgência de agir com consciência e visão de futuro”, complementa a diretora.

Entre os 29 entrevistados, a equipe de Mara Mourão conseguiu reunir um time peso-pesado. Estão no documentário: Raj Sisodia, cofundador do movimento Capitalismo Consciente; Tshering Tobgay, 1° Ministro do Butão; Sergio Londoño, ex-prefeito e executivo colombiano; Eduardo Moreira, economista, ex-banqueiro e fundador do ICL – Instituto Conhecimento Liberta; Marcel Fukuyama, cofundador do Sistema B no Brasil; e Jéssica Silva, cofundadora da BlackWin e co-CEO do Sistema B.

 

Pré-estreia em São Paulo, com equipe de produção do filme, Mara Mourão e Felipe Didoné, distribuidor.

 

Montagem de milhões

Ao que, numa primeira impressão, possa parecer que este documentário seja arrastado, longo ou enfadonho, já adianto que a montagem vai te surpreender. Apesar dos seus 98 minutos de duração, cenas hilárias cortam e dão pausa entre trechos de um depoimento ao outro, dando leveza, comicidade e um respiro para a reflexão de temas tão pesados. Trabalho genial de edição capitaneado pela experiente Mara Mourão, que atua também como roteirista nesse trabalho, ao lado do montador Marco Korodi.

O documentário, que está em cartaz em todo o país numa distribuição da Autoral Filmes, pode ser visto aqui em Florianópolis, no Paradigma Cine Arte. Aliás, o cinema promoveu no último sábado um debate pós-sessão com importantes pensadores e especialistas ligados à área da educação, financiamento coletivo e sustentabilidade. Participaram do debate o chefe do departamento de Jornalismo da UFSC, Áureo Moraes; a especialista em ESG, Gisele Batista, que também é embaixadora da plataforma Impactos Positivos; e a educadora Walkyria Machado, fundadora da Belat Brasil e membro da Fundação Dinheiro e Consciência. Com a casa cheia – de gente e de ideias conscientizadoras – tive a honra de mediar esse bate-papo.

Esse filme já virou livro também. James Marin, um dos especialistas ouvidos no documentário e autor de “A Era do Impacto”, transformou os depoimentos das lideranças numa grande obra para pesquisa. O documentário fica em cartaz por pelo menos mais duas semanas e, na minha opinião, traz uma reflexão urgente e necessária. Não deixe de assistir.

Áureo Moraes, Karin Verzbickas, Walkyria Machado e Gisele Batista, debatedores da sessão de sábado do filme em Florianópolis. (Foto: Simone Bobsin)

 

Onde comprar ingressos. Clique aqui.

Para conferir a programação, clique aqui.

Onde assistir aos trailers. Clique aqui.

 

Leia também:

- Maré alta mobiliza força-tarefa na orla dos Ingleses

 

 

Para ler outras matérias da jornalista Karin Verzbickas clique AQUI

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Karin Verzbickas

Karin Verzbickas

Jornalista conhecida por suas resenhas de filmes no Jornal Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?