Passarela da Cidadania leva acolhidos de volta ao mercado de trabalho
Treze participantes das oficinas da Passarela da Cidadania foram contratados em feirão promovido pelo Grupo Orbenk

Treze pessoas em situação de rua foram contratadas na última terça-feira (2) durante o Feirão de Empregos organizado pelo Grupo Orbenk. A iniciativa evidencia o impacto das oficinas profissionalizantes oferecidas pela Passarela da Cidadania, equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, que prepara os participantes para retornar ao mercado de trabalho.
Novas oportunidades em diferentes áreas
Os contratados vão ocupar funções variadas, incluindo cozinheiro, auxiliar de cozinha, conservador de fachada e auxiliar de serviços gerais. Para a secretária municipal de Assistência Social, Luciane dos Passos, cada contratação reforça o objetivo do espaço. “Quando conseguimos unir acolhimento e qualificação, damos a essas pessoas a chance de recomeçar de verdade. A capacitação abre caminhos para que elas recuperem a autonomia e, inclusive, reconquistem a moradia”, destacou.
Histórias de recomeço
Pablo, natural de Bagé (RS), vê a oportunidade como um passo importante na reconstrução de sua vida. “Fui encaminhado a uma vaga de trabalho e está tudo dando certo. Só tenho a agradecer por toda a mobilização dos funcionários, que ajudam principalmente pessoas como eu, vindas de outras cidades em busca de uma chance”, disse ele.
A Passarela da Cidadania atende cerca de 400 pessoas diariamente, oferecendo abrigo, quatro refeições, serviços de higiene pessoal, lavanderia, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e oficinas de capacitação. O objetivo é promover a reinserção social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Capacitação diversificada
Entre os cursos disponíveis, estão Banho e Tosa, Marcenaria, Costura, Barbearia, Serviços Gerais e Jardinagem. Só neste ano, 30 pessoas já concluíram formações nas áreas de Estética Animal, Auxiliar de Marcenaria e Auxiliar de Serviços Gerais, ampliando suas chances no mercado de trabalho.
Leia também:
- O turismo precisa de mandato político, por Vinicius Lummertz
Da redação
Fonte: PMF
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI

Notícias relacionadas Ver todas
