00:00
21° | Nublado

Linda Koerich celebra 20 anos de boas ações com bazar beneficente
Trabalhos são realizados em prol do Hospital Regional e Instituto de Cardiologia

Com sorriso no rosto, a matriarca da família Koerich comemora a proporção e o impacto que o bazar ganhou, além de integrar o calendário de ações solidárias da Grande Florianópolis (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 12/10/2022

Ao caminhar pelos corredores do Hospital Regional e Instituto de Cardiologia, há 20 anos, Linda Koerich quis ouvir a necessidade dos pacientes. E foi assim que nasceu a Ação Linda Koerich, que este ano chega à sua 20ª edição.

Ao escrever essa história, já foram mais de 200 obras e intervenções realizadas, em todas as alas do Hospital Regional e do Instituto de Cardiologia. “Lembro como se fosse hoje da nossa primeira ação, com a pista de caminhada para reabilitação e descanso. Ali, literalmente plantávamos nossa sementinha. Conversamos com os responsáveis, sentamo-nos com pacientes e familiares, e nasceu a ideia de fazermos um bazar para arrecadarmos fundos para as obras no hospital, sempre com foco no bem-estar tanto dos pacientes quanto do corpo de colaboradores”, relembra Linda Koerich.

Com sorriso no rosto expresso em seu olhar, a matriarca da família Koerich comemora a proporção e o impacto que a ação ganhou, além de integrar o calendário de ações solidárias da Grande Florianópolis. Dona Linda, como é carinhosamente conhecida, comanda um pequeno grupo, formado por suas filhas, netas e sobrinhas, que manualmente produzem os itens que são comercializados e têm toda a renda revertida para melhorias nas instituições.

Em todos esses anos, apenas em 2020, em virtude da pandemia, o grande bazar não foi realizado. Neste período, mais de 23 mil itens foram comercializados e revertidos em trabalho social. “É um prazer podermos transformar os sonhos e os anseios em realidade. A nossa obra mais recente foi a materialização da Capela, realizada com recursos da última edição do bazar. Independente do credo ou religião, os pacientes, seus familiares e funcionários têm um novo local de acolhimento”, destaca.

Da concepção à venda

O bazar acontece no próximo dia 19 de outubro, das 10h às 19h, no LK Design Hotel, no Centro de Florianópolis. Este ano o público encontrará itens de cama, mesa e banho, além da linha de decoração. “A cada ano trazemos novidades para o mix de produtos, ouvindo as demandas da sociedade. E, mantendo o pensamento do trabalho que desenvolvemos, temos itens democráticos, com produtos a partir de R$ 30”, explica Dona Linda.


Dona Linda participa de todos os preparativos do bazar, desde a confeccção dos produtos que serão comercializados


O público encontrará conjuntos de toalha, peseira de cama, trilho de mesa, jogo americano, sousplat com guardanapo de linho com renda, guardanapo duplo, toalhas para lavabo, mantas de sofá, quimonos, saída de praia, toalha de bandeijeira, toalhinha para santo, porta-guardanapos, porta-adoçante, almofadas e alguns artigos de Natal. Além disso, alguns itens terão estampas inéditas e exclusivas, produzidas em arte digital, com assinatura da artista MAK. “São presentes únicos, que você não irá encontrar em lugar nenhum. Além de ajudar uma ação social de grande impacto, você pode aproveitar e antecipar presentes de Natal ou até renovar itens de sua casa”, indica.

Na coluna do Raul: Futuro do tênis | Salário do professor | Maioridade penal | E mais!

Todos os produtos que estarão à venda no bazar passam pelas mãos de Linda Koerich e nada passa ao seu olhar minucioso. “Eu tenho um pequeno ateliê, e ali eu comecei a costurar, a bordar… A noite eu fico na frente da televisão, aplicando, fazendo meus trabalhos manuais, alimentando a minha alma. Isso é bastante importante. Mas não faço nada sozinha. Conto com uma rede de apoio, mas é gratificante, eu faço esse trabalho na minha casa, no meu tempo, na minha hora. Este ano comecei a preparar as peças logo depois do carnaval. E, antes de levarmos para o bazar, reviso uma a uma, vejo se estão bem passadas, se o acabamento está perfeito, caso contrário, desmancho e refaço”, justifica.

E completa: “Muito mais do que adquirir um item, o grande legado que este evento propõe é ressaltar a importância de nos doarmos, de olharmos ao próximo e nos comprometermos com os problemas que assolam a nossa sociedade. E mais, nós não apenas repassamos o dinheiro arrecadado, mas sim executamos projetos completos, acompanhamos todas as etapas, fazemo-nos agentes presentes nessa transformação”, finaliza Linda Koerich.

Dia das Crianças: Como resgatar a infância e evitar que a criança seja tratada como mini adulto

Obras já realizadas

Nessas duas décadas, as ações tiveram como foco a recuperação estrutural e com grande impacto no dia a dia da população. Todas as áreas do Hospital Regional e do Instituto de Cardiologia contam com a dedicação de Linda Koerich e sua equipe. UTI, corredores, quartos da neurologia, banheiros, postos de enfermagem, sala de banho na UTI neonatal, banheiros da cardiologia, oftalmologia, ortopedia, além da área externa, onde os pacientes ficam à espera do atendimento são algumas das intervenções realizadas.

E engana-se quem pensa que a idealizadora da ação que leva seu nome não coloca a mão na massa. Ela é figura conhecida pelos corredores do hospital e acompanha de perto todos os trabalhos. “É tudo realizado com muito carinho, desde a concepção até a manutenção pós-entrega. E não ficamos apenas na construção de paredes – esse é o menor dos afazeres, pensamos no ser humano em primeiro lugar. E, para isso, tenho orgulho em estar semanalmente no hospital, pois é preciso conhecer as demandas, ouvir aqueles que utilizam deste equipamento e assim, levar carinho e conforto por meio das ações”, pontua.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI