00:00
21° | Nublado

Ivanna Tolotti vira nome de peso na música brasileira
Produtora catarinense é eleita Executiva de Negócios da Música no 8º Prêmio Profissionais da Música, em Brasília

Ivanna Tolotti vira nome de peso na música brasileira
A produtora cultural Ivanna Tolotti foi reconhecida como Executiva de Negócios da Música no Prêmio Profissionais da Música, um dos principais do setor no país. (Foto: Divulgação) ***clique para ampliar foto

Publicado em 02/07/2025

Há algo de preciso e afetuoso no jeito como Ivanna Tolotti movimenta a música no Brasil. Uma mulher que carrega em si o ímpeto de criar pontes e a disciplina de quem conhece profundamente cada degrau de uma produção cultural. Agora, esse trabalho intenso e apaixonado foi reconhecido nacionalmente: Ivanna acaba de ser eleita Executiva de Negócios da Música no 8º Prêmio Profissionais da Música (PPM), realizado em Brasília.

A honraria não veio sozinha. O TUM Festival, projeto que idealizou e conduz com maestria desde 2015, também foi apontado como um dos cinco melhores festivais e conferências musicais do país, concorrendo com mais de 2.300 inscritos. O reconhecimento duplo é mais do que simbólico. É prova de que seu nome e seu trabalho ocupam hoje um lugar de destaque no coração da indústria musical brasileira.

Com mais de 30 anos de atuação no setor cultural, Ivanna coleciona experiências que vão de fanfarras escolares em Porto Alegre à produção de espetáculos com grandes nomes da música brasileira como João Bosco, Maria Rita, Alceu Valença e Liniker. Mas foi em Florianópolis, cidade onde escolheu viver nos anos 2000, que sua atuação ganhou contornos mais potentes, firmando-a como uma das principais articuladoras da cena musical catarinense.

Sua empresa, a Ivanna Tolotti Produções, tem sede na Capital e hoje lidera projetos que unem inovação, impacto social e desenvolvimento econômico através da cultura. Ao longo da carreira, foram mais de 500 shows e eventos realizados. Mas talvez nenhum deles expresse tanto o espírito de Ivanna quanto o TUM Festival, que em novembro volta a movimentar Florianópolis com showcases, conferências, feiras e encontros capazes de lançar carreiras, gerar negócios e transformar redes criativas em realidades concretas.

Essa não é a primeira vez que o PPM reconhece sua contribuição para o setor. Ivanna já havia sido premiada em 2021 como Melhor Produtora de Eventos e em 2023 pelo curso “Produção de Sucesso – do Projeto ao Espetáculo”, na categoria Melhor Curso de Music Business. A diferença agora está na abrangência da premiação. Ser eleita Executiva do Ano em um prêmio que contempla toda a cadeia da música, em mais de 100 categorias, é sinal de que seu protagonismo ultrapassa fronteiras e linguagens.

A escolha dos vencedores é feita por um conselho com 30 profissionais da indústria, o que reforça o peso da conquista. “Ser reconhecida por quem vive a música nos bastidores, quem sabe a complexidade que é transformar uma ideia em um palco iluminado, é algo muito significativo”, afirma Ivanna.

Ao mesmo tempo em que comemora, ela também segue inquieta, ativa, criativa. Seu trabalho hoje está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com ações que vão muito além do palco. Movimentam a economia, criam empregos e inspiram novas gerações de artistas e produtores.

Enquanto a música brasileira reverencia vozes como Alaíde Costa, homenageada desta edição do PPM aos 89 anos de idade, é impossível ignorar outras vozes como a de Ivanna que, sem microfone, fazem a engrenagem toda funcionar. Ela não canta. Mas sem ela, muitos talvez não fossem ouvidos.

 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI