Festa da Baleeira acontece no bairro João Paulo
Objetivo é chamar atenção para a preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense
Neste sábado, 16, terá desfile de baleeiras, música, gastronomia, concurso de tarrafa e muito mais em Florianópolis. A Festa Municipal da Baleeira acontece das 9h às 20h, no trapiche do bairro João Paulo, para comemorar o Dia Municipal da Baleeira, instituído pela Lei Municipal 10.881/2022.
A Festa é organizada pela Associação dos Pescadores do João Paulo e Saco Grande, em parceria com o Projeto Baleeira da Ilha. Tem apoio da Prefeitura de Florianópolis por meio do Termo de Fomento 012090/SMLCP/23.
O objetivo do evento é chamar atenção de lideranças e da sociedade para a necessidade de preservação da baleeira, tradicional embarcação de madeira do litoral catarinense que aos poucos vem caindo em desuso. Seu casco arredondado, que lhe confere grande navegabilidade e segurança, é um dos seus diferenciais.
No ano de 2020 o Projeto Baleeira da Ilha lançou o site baleeirasdailha.pmf.sc.gov.br, onde catalogou as que ainda hoje são usadas em Florianópolis para pesca e passeios. “Mas seu futuro está em risco”, alerta Luciano Luiz Dias, técnico em construção naval do Projeto.
Luciano explica que, como utiliza madeiras protegidas por lei, a baleeira já não é mais construída, fato que também limita a restauração das remanescentes. Além disso, seus métodos de construção estão preservados apenas na memória dos poucos mestres artesãos vivos.
Plano Diretor: Outorga Onerosa é aprovada na Capital
O Dia Municipal da Baleeira é comemorado oficialmente em 18 de dezembro, em alusão ao nascimento, em 1929, de seu Alécio Heidenreich, tradicional construtor de baleeiras do Ribeirão da Ilha. Falecido em 18 de março de 2022, aos 93 anos, ele construiu cerca de 80 baleeiras e deixou uma história de amor e dedicação à embarcação.
Desfile, concursos, música e gastronomia
A festa que marca a data vai começar com um grande desfile de embarcações, que vão partir do trapiche do bairro João Paulo às 9h, em direção à Ponte Hercílio Luz, retornando ao ponto de partida. Após o desfile acontecem no trapiche concursos que vão eleger a baleeira mais bonita e mais antiga do evento.
Também acontecem ainda pela manhã concursos de jogar tarrafa, de entralhe de tarrafa e outras atividades ligadas à pesca. A programação de shows inicia às 11h e contará com nomes conhecidos na cena cultural ilhoa, como Gazu e Banda. Também estarão sendo comercializados alimentos e bebidas nas barraquinhas montadas em sua maioria por moradores da localidade.
É uma festa para toda a família e a entrada é gratuita. A Associação de Pescadores do João Paulo pede que os visitantes levem um quilo de alimento não perecível. Todo o volume arrecadado será doado a instituições sociais de Florianópolis.
Programação:
9:00 – desfile de baleeiras
10h – concurso baleeira mais bonita
10:30h – concurso baleeira mais antiga
11h – concurso tarrafa
11h às 12:30h – Regi Barcelos e banda
13h às 14:30h – Gazu e banda
14:30h às 15:30h – boi de mamão do Petinho
15:30h às 16:30h – Banda Bom Brother
16:30h às 17h – Papai Noel
17h às 18h – Deh Lemos e banda
18:30h às 20h – Nilêra e banda
Da redação
Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045