De frente com a comunidade
À frente da Escola do Legislativo, vereadora Manu Vieira (NOVO) quer promover qualificação e oportunidades aos moradores da Capital
Nossa Personagem da Semana quer utilizar seu cargo público para se aproximar efetivamente dos moradores de Florianópolis, Desde que assumiu a presidência da Escola do Legislativo em janeiro deste ano, a vereadora Manu Vieira (NOVO) vem se dedicando a preparar ações direcionadas à população, a fim de proporcionar oportunidades, qualificação e aprimoramento, principalmente, para a incursão do mercado de trabalho.
"A grande discussão da Escola do Legislativo, que é um instrumento recente no Legislativo, é como vamos modernizar e trazer a população junto com a gente, pois a escola sempre foi pensada apenas para capacitação do servidor. Então, alguns cursos foram escolhidos com esse viés, como entrar no mercado de trabalho mais rápido, direcionado para os jovens, e como elaborar um currículo", destaca Manu Vieira.
Dentre os projetos, três se destacam: Vereadores Mirins, Cursos Profissionalizantes e o 1º Simpósio de Formação de Lideranças Comunitárias.
De acordo com Manu Vieira, a retomada do projeto de Vereadores Mirins foi um dos principais focos da nova gestão da Escola do Legislativo. "O projeto procura aproximar estudantes da Política, apresentando para eles as funções de um vereador, explicando o funcionamento do setor público e, quem sabe, inspirando a próxima geração de políticos", destaca. Ao todo serão 21 Vereadores Mirins, cada um apadrinhado por um gabinete.
"O projeto procura aproximar estudantes da Política, apresentando para eles as funções de um vereador, explicando o funcionamento do setor público e, quem sabe, inspirando a próxima geração de políticos", destaca manu Vieira, sobre Vereadores Mirins
A Câmara Municipal, via Escola do Legislativo, também ofertou cerca de 500 vagas em cursos profissionalizantes à população, em um total de 15 cursos.
Dentre as ações deste mês, aconteceu o 1º Simpósio de Formação de Lideranças Comunitárias, com o objetivo de auxiliar essas lideranças a formalizarem suas atividades, estruturando seus projetos e impactando ainda mais a sua comunidade. Foram quatro palestras que trataram desde prestação de contas até organização de demandas da comunidade.
Segundo a presidente da Escola, vereadora Manu Vieira, as palestras tiveram o objetivo de elucidar dúvidas sobre a gestão administrativa de entidades sem fins lucrativos, bem como auxiliar na elaboração de projetos. “O líder é um defensor coletivo, o representante da comunidade perante o poder público. E, às vezes, por falta de conhecimento ou informação, ele não consegue promover melhorias na região e defender os seus interesses junto aos órgãos públicos", destaca.
O 1º Simpósio de Formação de Lideranças Comunitárias auxiliou as lideranças a formalizarem suas atividades, estruturando seus projetos e impactando ainda mais a sua comunidade
Programação de acordo com a demanda
Toda a programação da Escola do Legislativo é definida pela vereadora. "Recebo as demandas da população e construo as ações junto com os servidores. Quando é algo que já está pronto, como uma capacitação, por exemplo, e não tem custos para a casa, eu já incluo na agenda. Quando é algo que precisamos organizar, que exige planejamento e orçamento, fazemos o plano de ação para discutir com a casa o encaminhamento e a inclusão na agenda", conclui.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br