00:00
21° | Nublado

Campeão mundial de surf “Mineirinho” visitou Programa Bairro Educador
Mineirinho conversou com os estudantes, tirou fotos, deu autógrafos e aproveitou para contar um pouco da sua história no surf

Mineirinho desenvolveu suas habilidades dentro de um Projeto Social na cidade do Guarujá em São Paulo, e que segundo ele não era tão estruturado como o do Campeche.

Publicado em 23/05/2023

Não é todo dia que você tem um campeão mundial na sua frente, mas os estudantes da oficina de surf, da sede Campeche do Programa Bairro Educador (PMF) tiveram essa oportunidade com a visita do surfista Adriano de Souza, o Mineirinho, campeão mundial da modalidade em 2015 e que atualmente mora no sul da ilha.

O campeão foi recepcionado pelo Coordenador Executivo de Educação (Bairro Educador), Bruno Becker, pelo Diretor Institucional do Instituto Escola Cidadã (IEC), Gustavo Simas e por coordenadores e professores que fazem parte do Programa.

Mineirinho conversou com os estudantes, tirou fotos, deu autógrafos e aproveitou para contar um pouco da sua história no surf, onde fez questão de dizer que também veio de um programa social. “Assim como vocês, me desenvolvi dentro de um Projeto na cidade do Guarujá em São Paulo, que não era tão estruturado como esse aqui”, elogiou

O surfista fez questão de parabenizar o trabalho realizado pelo Programa Bairro Educador em especial ao prefeito Topázio Neto por criar e implantar o programa em diversas comunidades de Floripa. “Me comprometo a divulgar o Bairro Educador porque é um programa maneiro. Aqui as crianças estão tendo uma oportunidade, a mesma que eu tive há 30 anos atrás, quando naquela ocasião eu extrai o máximo de ensinamentos”, disse o campeão.


Um dos momentos descontraídos da visita foi quando Mineirinho subiu na prancha simuladora de surf (criada pelos professores de surf Jussemir Junior, o Kokinho e Euden dos Passos) e fez umas manobras, para a alegria e aplausos das crianças presentes. “Ele nos mostra que as pessoas podem chegar muito alto nos seus sonhos. Mesmo sendo muito difícil de ganhar, ele conquistou um título mundial” lembrou a estudante Bianca de Mello, 12 anos

“Para nós que vivenciamos o dia a dia do programa é muito importante receber a visita, aqui no Campeche, do Mineirinho porque ele é uma inspiração para todos, uma referência mundial no esporte e que é fruto de projeto social. E quem sabe, daqui do Bairro Educador, também possam surgir futuros campeõe!”, pontuou Bruno Becker.

O Coordenador Executivo destacou também que a oficina de surf do Campeche representa recurso público bem aplicado, que auxilia inúmeras crianças da comunidade, que ganham material de qualidade (roupas de lycra emborrachadas e pranchas), alimentação, além de suporte pedagógico, por meio de oficinas esportivas e educacionais. “Temos a certeza que a vinda de um Campeão Mundial ao Bairro Educador vai deixar essa criançada mais motivada para praticar surf”, finalizou Bruno Becker.

Além do surf, que tem hoje cerca de 50 estudantes matriculados, a sede do Campeche possui ainda as oficinas de Artesanato; Basquete; Boi mamão; Pedagógica; Skate e Violão/Percussão. O Programa Bairro Educador da Prefeitura Municipal de Florianópolis é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, por intermédio do Instituto Escola Cidadã e atualmente atua em 12 bairros de Florianópolis.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br