00:00
21° | Nublado

Atleta é o primeiro de SC no Taekwondo do Pan
Lucas Ostapiv mora em São José e representa a Marinha do Brasil

Atleta está no 23º lugar do ranking mundial de Taekwondo (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 24/10/2023

Ele é catarinense, tem 24 anos, e conquistou a medalha de bronze na categoria até 80kg, na modalidade de Taekwondo, nos Jogos Pan Americanos, que acontecem no Chile. Nosso Personagem da Semana é Lucas Ostapiv, que mora em São José, na Grande Florianópolis, e atualmente está no 23º lugar do ranking mundial de Taekwondo, representando a Marinha nas forças armadas do Brasil.

Lucas é o primeiro atleta catarinense do Taekwondo numa edição dos Jogos Pan Americanos. Natural de Pato Branco, no Paraná, Lucas se mudou para São José há pouco mais de dois anos e passou a treinar com o experiente Erickson Busatto. “Essa conquista não é somente minha. Quero agradecer a todos que estão comigo no dia a dia: minha família, meu treinador, a Marinha do Brasil e a todos que torceram por mim. Ganhar a medalha no Pan é uma emoção imensa. Estas são oportunidades únicas na vida de um atleta”.

Com estas palavras, via whatsapp, Lucas expressou um pouco do que significou a conquista para ele.

O caminho de Lucas até o bronze

A trajetória de Lucas Ostapiv no Pan 2023, em Santiago foi a seguinte: venceu por 2 a 0 o salvadorenho David Robleto. No caminho para o bronze, ele enfrentou o jamaicano Brandon Sealy e venceu por 2 a 1. Na sequência foi derrotado para o norte-americano Alan Nickolas nas quartas. No confronto que lhe garantiu a medalha de bronze, venceu David Chamorro, da Nicarágua, por 2 a 0.



Erickson Busatto enalteceu o feito de Lucas: “É emocionante e vem coroar todo um trabalho de uma cultura esportiva em Santa Catarina. Esta medalha tem muitas mãos, construída no dia a dia pela comissão técnica, mas também por todos que fizeram parte dessa história: o professor da iniciação, o primeiro treinador e a família que apoiou até que estivesse estabelecido para se desenvolver ao máximo e obter resultados mais expressivos”.

Em seguida, destacou a importância dos eventos da Fesporte nessa conquista: “Os eventos da Fesporte propiciam o desenvolvimento e o fomento do esporte catarinense. Os resultados aparecem também na forma de medalhas”, finalizou.

O Pan 2023

Os Jogos Pan Americanos 2023 acontecem em Santiago, no Chile, at[e o dia 05 de novembro. Neste ano, os Jogos contam com a participação de 41 nações, com 6906 atletas, divididos em 39 modalidades.

As modalidades em disputa nos Jogos Pan-Americanos de Santiago são: Atletismo, Badminton, Basquetebol (5×5 e 3×3), Beisebol (Beisebol e Softbol), Breaking, Boliche, Boxe, Canoagem (slalom e velocidade), Caratê, Ciclismo (BMX, BMX estilo livre, de estrada, de montanha e de pista), Escalada esportiva, Esgrima, Esportes aquáticos (Maratona, Natação, Natação artística, Polo Aquático e Saltos Ornamentais), Esqui aquático (esqui e wakeboard), Futebol, Ginástica (artística, rítmica e de trampolim), Golfe, Handebol, Hipismo (adestramento, concurso completo e saltos), Hóquei sobre grama, Judô, Levantamento de peso, Lutas (livre e greco-romana), Patinação sobre rodas (artística, de velocidade em linha e skate), Pelota basca, Pentatlo moderno, Raquetebol, Remo, Rúgbi, Surfe, Taekwondo, Tênis, Tênis de mesa, Tiro com arco, Tiro esportivo, Triatlo, Vela e Voleibol (quadra e praia).

Texto – Delamare de Oliveira Filho (Ascom/Fesporte)

Da redação

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045