00:00
21° | Nublado

Vendas de automóveis usados cresceram 18% até maio
Negociações no mês somaram 790 mil unidades

A maior procura foi por veículos seminovos de 0 a 3 anos de uso, que responderam por 25,2% do total das vendas (Foto: Auto Indústria/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 06/06/2023

Em maio, mesmo em meio às incertezas geradas pelas primeiras informações desencontradas sobre o plano governamental de incentivo ao mercado de veículos novos, oficializado apenas nesta terça-feira, 06, as vendas de veículos usados seguiram em ascensão e superaram 1,27 milhão de automóveis, comerciais leves e motocicletas — média diária de 57,9 mil veículos.

Segundo levantamento Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), entidade que congrega cerca de 48 mil revendedores de veículos seminovos e usados, o número supera em 22,6% as negociações de abril e em 8,6% as de maior do ano passado.

A maior procura foi por veículos seminovos de 0 a 3 anos de uso, os chamados seminovos, que responderam por 25,2% do total das vendas.

No ano, o setor já negociou 16,3% a mais do que nos primeiros cinco meses do ano passado e superou 5,67 milhões de veículos, sendo 4,1 milhões de automóveis e comerciais leves, 136,2 mil veículos pesados e 1,28 milhão de motos.

Efeito da MP 1175: Montadoras reduzem preços em até 15%

O segmento de carros de passeio foi o que mais cresceu, 18,3%, e bateu na casa de 3,5 milhões de unidades. Só no mês passado, somaram 790 mil, 10% a mais do que em igual mês de 2022.

“Todas as medidas que movimentem o mercadosão sempre bem vindas . Mas  ainda é cedo para avaliarmos o quanto as anunciadas nesta semana poderão impactar nosso mercado, já que elas têm prazo de validade e um alcance limitado. Com certeza absoluta, quanto mais veículos zero km chegarem ao mercado, melhor será para o nosso segmento, pois assim se completa e se realimenta o ciclo completo da cadeia automotiva”, analisa Enilson Sales, presidente da Fenauto.

O Volkswagen Gol foi o automóvel mais negociado em maio. Com 65,8 mil unidades, cravou quase o dobro do que o Fiat Palio (35,5 mil). Entre os comerciais leves, destaque para a Fiat Strada, que acumulou vendas de 27,6 mil unidades contra 19,3 mil da Volkswagen Saveiro, segunda picape mais vendida no mês passado.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br