Renault Rafale híbrido terá versão de 300 cavalos com tração 4×4
SUV cupê chegará ao mercado europeu no primeiro semestre de 2024
A Renault prepara a chegada de mais um de seus “soldados” para brigar pelo segmento de automóveis médios na Europa. No último domingo, 18, durante o salão aéreo de Paris, apresentou oficialmente o Rafale, seu segundo SUV cupê e cujo nome faz referência a um conhecido vento na França, também adotado em aviões franceses. Chegará ao mercado no primeiro semestre do ano que vem, porém.
Além de incorporar a nova identidade visual do veículos da marca, o modelo reforça o interesse na montadora nessa faixa de mercado — de maior lucratividade do que de produtos menores e mais baratos —, para o qual já tem representantes como, por exemplo, o Austral e o Espace, com os quais, não por coincidência, compartilha a plataforma CMF-CD, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, e muitos componentes. “O Rafale é o novo líder de esquadrão da Renault”, exaltou Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault.
O modelo, que a exemplo dos dois outros SUVs será fabricado em Palencia, na Espanha, mede 4,71 m de comprimento, 1,86 m de largura e tem exatamente o mesmo entre-eixo do SUV de sete lugares Espace: 2,74 metros, o que, sem a erceira ifleira de bancos, assegura um amplo espaço interno para os ocupantes.
Linha 2024 do Renegade oferece duas versões com desconto
Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas e a segunda tela vertical de 12 polegadas do multimídia, conjunto já visto em outros modelos da marca, como no Austral e Espace, mais uma vez. Mas há ainda a opção de head-up display de 9,3 polegadas com projeção das informações no para-brisa e um sofisticado teto panorâmico de grandes dimensões e inteligente.
Desenvolvido pela Saint-Gobain, o AmpliSky, por exemplo, tem a capacidade de escurecimento automático por segmentos. Por meio de movimentação de célula via campos elétricos, pode-se escurecer só a parte dianteira, até o meio ou apenas a parte traseira. Além do interruptor convencional, as funções do teto panorâmico podem ser acionadas via comando de voz.
O Rafale chegará às revendas europeias inicialmente com propulsão híbrida E-Tech de 200 cv, que congrega um motor a gasolina 1.2 turbo de três cilindros, de 130 cv, com dois elétricos, um de 70 cv e outro de 34 cv. Uma versão plug-in com tração integral e 300 cv,com mais u m motor adicionado no eixotraseiro, já está sendo preparada e será lançada na sequência.
A Renault destaca 32 sistemas de auxílio à condução, segurança e estacionamento. Tem, por exemplo, o sistema 4Control Advanced: em alta velocidade ou em curvas acima de 50 km/h, as rodas traseiras do Rafale giram até 1 grau na mesma direção que as rodas dianteiras, o que ajuda na dirigibilidade, e no sentido contrário em até 5 graus quando em manobras.
Fonte: Auto Indústria
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br