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Em 2025, BMW lança carro que servirá de tomada elétrica
Carregamento bidirecional está disponível nos modelos Neue Klasse

“Essa função só estará disponível nos diversos mercados quando as medidas regulatórias necessárias forem adotadas”, revela a BMW (Crédito da foto: Divulgação)

Publicado em 17/05/2024

Com início de vendas previsto para o ano que vem, os modelos BMW Neue Klasse estão sendo projetados para armazenar eletricidade e funcionar como uma tomada elétrica. É o chamado carregamento bidirecional, ou seja, uma tecnologia com capacidade de aceitar e fornecer eletricidade.

São dois os estágios de devolução de eletricidade armazenada: primeiro para o suprimento doméstico e, posteriormente, para a rede elétrica.

“Estamos constantemente melhorando nossa gama de produtos e serviços de recarga para maximizar os benefícios para o cliente”, comenta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável por pela área de desenvolvimento.

Ele promete para breve a oferta de carregamento com custo otimizado junto com o parceiro E.ON em vários mercados e, na sequência, com a linha Neue Klasse, o carregamento bidirecional, totalmente integrado ao ecossistema de carregamento da marca, o BMW Connected Home Charging.

“Usando o veículo, o aplicativo My BMW, o backend da BMW e um BMW DC Wallbox Professional e seu sistema fotovoltaico, os clientes poderão controlar o fluxo de energia de tal forma que o carregamento doméstico seja possível fora da rede em determinados momentos. E, é claro, eles também poderão reduzir seus custos de carregamento alimentando a eletricidade armazenada em seu BMW de volta à rede elétrica”, explica Weber.

A linha Neue Klasse contempla o sedã Vision e o Vision X SAV. Com a nova tecnologia de carregamento bidirecional, estarão disponíveis para os clientes as funções “Vehicle to Home”, “Vehicle to Grid” e “Vehicle to Load”.

Com relação ao primeiro estágio da nova tecnologia, a BMW esclarece que ela permitirá que os clientes usem essencialmente a bateria de alta tensão de seus veículos como um dispositivo estacionário de armazenamento de energia.

“Nesse caso, a eletricidade neutra em carbono gerada pelo sistema fotovoltaico do cliente é temporariamente armazenada na bateria do veículo com a ajuda do BMW DC Wallbox Professional e, em seguida, é realimentada para alimentar outros consumidores na residência.

Com relação ao segundo estágio, o carregamento bidirecional permitirá que os clientes disponibilizem externamente uma parte da capacidade de suas baterias:

“Essa capacidade de energia pode ser usada tanto para carregar da rede quanto para descarregar eletricidade nela nos momentos apropriados”, complementa comunicado da empresa.

O acesso ao mercado de energia é fornecido pelo parceiro de cooperação da BMW, a E.ON. Para isso, os clientes precisarão da tarifa dinâmica de eletricidade da E.ON, que gerenciará o processo de carregamento junto com o backend da BMW para permitir a geração de receita a partir da troca de energia.

 

Fonte: Autoindustria

Da redação

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