00:00
21° | Nublado

Artrite e artrose também afetam os pets
Doenças são caracterizadas por um processo inflamatório articular e quadro crônico

Em cães, essa afecção é mais comum a partir dos 8 anos de idade (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 13/07/2023

Artrite e artrose também afetam cães e gatos e as causas são diversas. "A artrose e a artrite são as causas mais comuns de dores crônicas nos animais de companhia", informa a médica-veterinária Stefanie Poblete.

A artrite é caracterizada por um processo inflamatório articular e a artrose é um quadro crônico, onde acontece a degeneração progressiva dessa articulação. Assim, como acontece em humanos, ambas acometem principalmente os animais idosos. Em cães, essa afecção é mais comum a partir dos 8 anos de idade. Em gatos, os sintomas podem aparecer a partir dos 5 anos. Além da idade, a obesidade é fator de risco, pois gera sobrecarga articular.

Stefanie Poblete lista os sinais que podem estar relacionadas à alterações articulares. "Os tutores devem atentar-se a alterações comportamentais, dificuldade para levantar, mancar, caminhar rígido, inchaço nas articulações, dor e irritabilidade. Além disso, a falta de vontade dos pets em realizar atividades simples, como andar, pular ou subir escadas são sinais de alerta", esclarece.

Em harmonia: Como evitar brigas entre cães e gatos?

De acordo com a médica-veterinária, o tratamento pode variar. "O diagnóstico deve ser feito por um médico-veterinário, por meio de um exame ortopédico, além disso, podem ser necessários exames complementares. Quando indicado por um profissional, os anti-inflamatórios reduzem o desconforto", completa.

Fonte: Syntec

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br