00:00
21° | Nublado

Volume de serviços prestados em Santa Catarina é o segundo maior do país

Fecomércio SC destaca os resultados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE referente ao mês de abril, no Estado. (Foto: Agência BR)

Publicado em 14/06/2024

O volume de serviços prestados em Santa Catarina cresceu 1,3% em abril, levando o índice a 114,65 pontos. Com esse resultado, o estado ficou em 17º lugar entre os 20 estados que registraram resultados positivos no mês. No Brasil, o indicador avançou 0,5% na passagem de março para abril de 2024, resultado do desempenho positivo em todas as atividades investigadas. 

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE. Em comparação com abril de 2023, o volume de serviços cresceu 9,4%, o quinto maior do país. O desempenho do estado ficou abaixo apenas do Amazonas (14,5%), do Espírito Santo (13,2%), do Maranhão (11,4%) e do Sergipe (10,1%). A pesquisa mostrou, ainda, crescimento de 6,7% nos primeiros quatro meses de 2024. O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 6,8%. Os resultados de Santa Catarina ficaram acima da média brasileira.

Receita nominal
A receita nominal das vendas cresceu 1,6% no mês, na série com ajuste sazonal. O índice chegou a 120,15 pontos – o maior da série histórica. O resultado do mês é 56% superior ao nível pré-pandemia (fevereiro de 2020). Entre as Unidades da Federação, o resultado do mês posicionou Santa Catarina na 7ª posição. No Brasil, o indicador cresceu 1,1%, após cresce 2,2% em março.

Comparado a abril de 2023, a receita nominal cresceu 13,2% em Santa Catarina e 8,9% no Brasil. Além de superar a média nacional, esse resultado posicionou o estado em 9º lugar entre os estados. No acumulado do ano, a receita nominal cresceu 10,5% frente ao mesmo período do ano passado, em Santa Catarina (2 melhor resultado do país, atrás apenas do Amazonas, que cresceu 13,2%) e 6,3% no Brasil. No acumulado em 12 meses, a receita nominal das atividades de serviço cresceu 8,8% no estado e 5,2% no país.

Volume de vendas e receita nominal por atividades
Em abril, todas as atividades registraram aumento no volume de vendas em comparação com abril de 2023. Os maiores crescimentos no mês vieram dos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios’ (15,2%), ‘outros serviços’ (6,3%) e dos ‘serviços de informação e comunicação’ (6%). As atividades turísticas no estado cresceram 9,1%, o quarto melhor resultado entre os doze estados investigadas.

Variação, em %, do volume de serviços por atividade – Santa Catarina
O resultado do mês contribuiu para o desempenho no ano, que registrou crescimento em todas as atividades. Destaque para o crescimento de 7,7% nos serviços profissionais, administrativos e complementares, de 7,1% nos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios’ e de 7% nos ‘serviços de informação e comunicação’.

A receita nominal dos serviços cresceu todas as atividades em abril na comparação anual. A contribuição positiva mais importante ficou com o ramo dos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’ (19,4%) e dos ‘serviços de informação e comunicação’ (13,2%). As receitas das atividades turísticas cresceram 9,8% no estado e 9,3% no Brasil. No ano, a receita também cresceu em todas as atividades, com destaque para o aumento de 13,1% na receita dos serviços profissionais, administrativos e complementares.

Resumo

Mês:

-Em abril, o volume de serviços cresceu 1,3% em Santa Catarina, ultrapassando o aumento de 0,5% registrado no Brasil. Entre as UFs, o desempenho do estado ficou na 17ª posição.
-O índice alcançou um patamar 32,6% superior ao nível pré-pandemia (fevereiro de 2020), alcançando mais um recorde na série histórica;
-A receita nominal cresceu 1,6% no estado e 1,1% no país;
-Frente a abril de 2023, o volume de vendas cresceu 9,4% em Santa Catarina e 5,6% no Brasil. O desempenho do estado foi influenciado pela alta de 7,7% no volume de serviços dos ‘transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio’.


Acumulado do ano:
-No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 6,7%, ultrapassando a média nacional de 2,3%;
-Entre as unidades federativas, esse crescimento posicionou o estado em 2º lugar, ficando atrás apenas do Amazonas (7,7%);
-A receita nominal cresceu 10,5% no estado e 6,3% no país no ano;
-O crescimento de 7,7% nos ‘serviços profissionais, administrativos e complementares’, em Santa Catarina, impulsionou o resultado do ano;
-No acumulado em 12 meses, o volume de serviços prestados em Santa Catarina cresceu 6,8%, também superando a média brasileira (1,6%).

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045