00:00
21° | Nublado

Volta Ciclística de SC retorna após 9 anos

Volta Ciclística de SC retorna após 9 anos
A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina foi lançada na Assembleia Legislativa, marcando o retorno da prova após nove anos. O diretor-geral da Volta SC, André Piva, apresenta detalhes das etapas do evento, que ocorrerá em outubro. (Foto: Daniel Conzi/Agência AL)

Publicado em 05/09/2025

A Assembleia Legislativa foi palco, na tarde de quinta-feira (4), do lançamento da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina. A tradicional prova, que não era disputada desde 2016, retornará com a participação de 20 equipes de elite, com atletas brasileiros e outros países, entre os dias 7 e 12 de outubro.

Percurso e etapas da competição

Serão cinco etapas, passando pelas cidades de Nova Veneza, Urubici, Urupema, Lages, Balneário Camboriú, Nova Trento e Florianópolis, em um percurso total de 584 quilômetros. A largada será no dia 8, em Nova Veneza, e o encerramento na Capital, no dia 12, com a realização de prova amadora, passeio ciclístico e uma minivolta de Santa Catarina, em celebração ao Dia das Crianças.

Além da importância esportiva do evento, que contará pontos para classificação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles-2028, o diretor-geral da prova, André Piva, destacou o impacto econômico e social: serão 330 hospedagens diárias, 660 refeições diárias e mais de 300 pessoas envolvidas direta e indiretamente na organização.

"A Volta colabora com o desenvolvimento das cidades, com impacto na rede hoteleira", afirmou. "A geração de renda pelas cidades por onde a prova vai passar tem um peso importante. Estamos falando de cinco cidades principais, porém vamos passar por mais de 15 ao longo das etapas", comentou.

História da Volta de SC

A Volta de SC foi idealizada pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), em 1987. O presidente da entidade, Alexandre Schneider, classificou-a como um dos maiores símbolos do esporte catarinense.

"Essa prova representa muito mais que uma competição", disse. "Muitos dos principais nomes do ciclismo brasileiro passaram por aqui e encontraram nessa prova o impulso para suas carreiras."

Apoio do Parlamento e incentivo ao esporte

O 1º vice-presidente da Alesc, deputado Fernando Krelling (MDB), representou o Parlamento no lançamento. Ele lembrou que a Casa conta com uma comissão permanente e uma frente parlamentar que trabalham em prol do esporte, em ações como o programa estadual de incentivo.

"O retorno da Volta é mais que um resgate esportivo, é também turístico e cultural, além de fomentar a economia", disse o parlamentar.

Presenças no evento

Também participaram do lançamento o CEO da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), José Vasconcelos; do diretor da Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), Jorge Davi da Silva; e dos ciclistas Murilo Fischer e Marcio May, que foi quatro vezes campeão da Volta de SC.

 

Leia também:

- Câmara veta cobrança de sindicatos na folha do INSS

 

 

Da redação

Fonte: Alesc

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI