Verão impulsiona contratações e SC bate recorde

Santa Catarina contabilizou um saldo positivo de 30.097 novas vagas formais de emprego no mês de fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) e foram divulgados nesta sexta-feira (28/3). O estado apresentou uma taxa de crescimento de 1,16% no período, superando a média nacional (0,91%) e ficando alinhado à média da região Sul (1,15%).
“A temporada de verão foi um sucesso, com um grande fluxo de turistas internacionais nos nossos aeroportos. Santa Catarina demonstrou estar preparada para recebê-los com a Estação Verão, o que impulsionou a economia estadual, aumentando o consumo, a geração de renda e a criação de empregos”, destacou o governador Jorginho Mello.
A diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan/SC), Larissa Borges, ressaltou que todos os cinco principais setores econômicos registraram saldo positivo em fevereiro. “É gratificante observar um mercado de trabalho dinâmico e inclusivo. Os indicadores demonstram que as políticas públicas têm fortalecido setores estratégicos como serviços, indústria, construção, comércio e agropecuária. Esses números refletem investimentos bem direcionados e uma gestão eficiente liderada pelo governador Jorginho Mello”, afirmou.
Segundo Larissa Borges, o setor de Serviços foi responsável por 45,58% das novas oportunidades geradas em fevereiro, enquanto a Indústria ocupou a segunda posição, respondendo por 27,64% das vagas criadas.
Já o diretor de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos), Guilherme Papini, destacou o desempenho do estado na geração de empregos, incluindo cargos qualificados e com remuneração acima da média nacional. “O Sine disponibiliza mais de 9,8 mil vagas para os trabalhadores catarinenses, o que reforça a força do nosso mercado de trabalho”, pontuou.
Setores de destaque na geração de empregos
O setor de Serviços liderou a abertura de vagas formais no estado em fevereiro, seguido pela Indústria. De acordo com o Novo Caged, foram 13.718 novos postos de trabalho criados em Serviços, representando quase metade do saldo total. Dentro desse segmento, a Administração pública, defesa e seguridade social gerou 3.503 vagas, enquanto a Educação criou 2.081 novos postos.
Na Indústria, foram abertas 8.318 novas oportunidades de emprego, com destaque para a Fabricação de produtos alimentícios (+998) e a Confecção de artigos do vestuário e acessórios (+982).
O Comércio também registrou crescimento, com 2.859 novas contratações, o que representa uma variação de 174% em relação ao mesmo período do ano anterior. O segmento de Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas, foi responsável por metade das admissões, somando 1.496 novas vagas.
O gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas, Pietro Aruto, ressaltou o aumento de 13% no número de contratações em comparação com o mesmo mês de 2024. “Esse crescimento reflete a solidez do mercado de trabalho catarinense nos últimos anos”, concluiu.
Da redação
Fonte: RCN
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
