00:00
21° | Nublado

Serra do Corvo Branco: deslizamentos de rochas pós chuvas provocam bloqueio

Queda de placa rochosa ocorreu em um ponto que já estava mapeado como de risco e que passaria por testes de pulsão nesta semana (Foto: Ascom/SIE) **Clique na imagem para ampliar

Publicado em 31/05/2022

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina (SIE) retomaram os trabalhos na Serra do Corvo Branco nessa segunda-feira, 30, onde as chuvas do fim de semana resultaram em um novo desmoronamento. Dessa vez, a queda de uma grande placa rochosa ocorreu em um ponto que já estava mapeado como de risco e que passaria por testes de pulsão nesta semana. Com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, não estão descartados novos deslizamentos e descolamento de rochas na área.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira, ressalta que está mantido o bloqueio da Serra do Corvo Branco, inclusive para pedestres, até que haja condições de segurança para a liberação.

“Liberar o tráfego neste momento seria uma imprudência sem tamanho. O nosso compromisso é, acima de tudo, com a vida dos catarinenses. Estamos realizando os trabalhos de recuperação de forma emergencial. Temos total consciência do tamanho do problema e do impacto que este bloqueio causa na logística de quem mora na região. Ainda assim, nada é mais importante do que a preservação da vida”, destaca o titular da pasta.

Trabalho emergencial

O secretário adjunto da pasta, engenheiro Alexandre Martins, acompanha os trabalhos de recuperação no local. Ele explica que a prioridade, nessa segunda-feira, foi a avaliação investigativa de novos pontos de risco e a continuidade do desvio de traçado onde houve perda da pista, há 20 dias.

“No desvio estamos utilizando a técnica de desmonte a frio de rocha, eficiente e duradoura e que requer um extremo cuidado e atenção das equipes. Estamos tomando todas as medidas de engenharia possíveis para a recuperação dessa importante rodovia. São emergenciais, mas não instantâneas. Não há solução mágica para problemas complexos como os que estamos enfrentando, infelizmente”, frisa o adjunto da SIE.

De Urubici até o corte da Serra, o acesso está 100% liberado. Ainda assim, equipes coordenadas pela SIE realizam melhorias no trecho.

Da redação

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar a página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI