00:00
21° | Nublado

Sem stress: 9 dicas para manter o ambiente doméstico seguro

(Foto: Divulgação)

Publicado em 28/10/2016

Com diversas alternativas de dispositivos conectados, a internet já é acessada por mais de metade dos brasileiros e nos oferece muitos benefícios. Porém, ela também pode ser usada contra nós - só no ano passado, 44 milhões de brasileiros foram vítimas de cibercrimes, de acordo com a Norton.

Apesar desse cenário, a tecnologia não deve ser evitada, mas usada com consciência. “Uma simples mudança de comportamento pode evitar muitas infecções. Por exemplo, se o usuário ler com atenção as informações do aplicativo que está baixando, ele conseguirá identificar se aquilo se trata de um malware ou não. Existem casos em que o criminoso consegue invadir um dispositivo e depois infectar tudo que estiver conectado à rede doméstica“, afirma Nelson Barbosa, engenheiro de segurança. 

Confira nove passos para proteger o seu lar de armadilhas digitais como esta: 

1) Proteja a sua rede: o seu Wi-Fi pode ser uma porta de entrada para os hackers. Configure senhas fortes para evitar xeretas e instale softwares de segurança que são capazes de identificar intrusos na rede.

2) Troque a senha do roteador com frequência: alterar a configuração padrão do roteador é uma ação simples para evitar que criminosos invadam seu dispositivo de rede. 

3) Ensine aos seus filhos as melhores práticas de segurança: as crianças precisam ser educadas para identificar e evitar golpes online, portanto, fale com seus filhos sobre segurança virtual e instale um software de segurança para impedir que acessem links fraudulentos e visitem sites inapropriados.

4) Não se esqueça dos dispositivos móveis: seu telefone e tablet precisam de proteção assim como o seu computador. Certifique-se de que você tem uma solução de segurança completa que protege os seus dispositivos móveis também. Além disso, coloque uma senha forte em todos os dispositivos.

5) Fique atento às novas ameaças: os cibercriminosos estão constantemente criando novas armadilhas, por isso é necessário manter os softwares atualizados, já que novas correções são disponibilizadas. Além disso, acompanhe as notícias para não cair em golpes.

6) Proteja-se contra phishings: avise a todos da sua casa sobre os riscos de fornecer dados pessoais em sites suspeitos, e use um software de segurança para bloquear links fraudulentos. 

7) Tome cuidado com scams: existem várias maneiras de enganá-lo para roubar suas informações e dinheiro. Até os sites que parecem legítimos podem induzi-lo a pagar por assinaturas anuais sem você perceber. Por isso, é importante ler os termos antes de aceitá-los e verificar as faturas do cartão de crédito para identificar cobranças indevidas.

8) Use um cofre de senhas: definir senhas fortes e diferentes para cada conta é muito efetivo para proteger as suas informações, mas é difícil lembrar de todas as combinações. Uma solução para este problema é usar um programa de gerenciamento de senhas, e basta lembrar-se de um código para ter acesso a todos os outros.

9) Preste atenção nas redes sociais: Infelizmente, as redes sociais tornaram-se um grande alvo para os cibercriminosos. Suspeite de mensagens ou publicações estranhas de seus amigos, a conta deles pode ter sido invadida.