00:00
21° | Nublado

Segurança escolar: missão a Medellín é considerada positiva

Missão do Comseg Escolar na Colômbia foi concluída nesta quarta-feira (27), com mais uma agenda extensa de visitas (Foto: Agência AL) **Clique para ampliar

Publicado em 27/07/2023

Até esta quinta-feira, 27, representantes da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Polícia Militar, que intergram o Comseg Escolar, participaram de extensa agenda em Médellín, na Colômbia. Durante três dias, eles visitaram instalações públicas em comunidades, conheceram planos de ação e ouviram especialistas sobre a transformação da cidade tomando como ponto de partida a educação.

Comunidades menos favorecidas e com alto índice de violência, como a Comuna 13 e Moravia, receberam diversos investimentos do Estado, como: escolas, centros infantis, centros culturais, hospitais e bibliotecas. Ainda recebem as Casas de Justiça, onde os moradores das comunidades recebem assistência jurídica, fazem documentos e encaminham denúncias, por exemplo.

Nesta semana, também ocorre uma missão para São Paulo com outros membros do Comseg. Nos próximos meses, está prevista uma viagem para ver de perto ações implementadas em cidades dos Estados Unidos, igualmente com foco na redução da violência escolar. Na sequência, serão compiladas todas as informações num projeto de lei amplo, o qual será apresentado à Assembleia Legislativa neste segundo semestre.

Novo golpe: Google e Facebook devem retirar anúncios falsos do Desenrola Brasil

A ideia, de acordo com o Comseg, é contemplar questões de segurança, acompanhamento pedagógico de alunos e professores e envolvimento das famílias. O foco é fortalecer a cultura da paz nas escolas catarinenses. "Vimos de perto diversas políticas públicas positivas que certamente poderemos aplicar à realidade de Santa Catarina e construir um ambiente de paz nas escolas", afirmou o deputado estadual e coordenador do Comseg Escolar, Mauro de Nadal (MDB).

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp