Segurança é reforçada com 531 novos policiais militares em SC
Mais 531 novos policiais militares passam a reforçar a segurança em Santa Catarina. A solenidade de formatura do curso de Formação de Soldados da Polícia Militar foi realizada na manhã desta quinta-feira, 16, em Florianópolis. Com a nova turma, o Governo do Estado atinge a marca de 1.100 novos policiais, o que representa uma renovação de 10% do efetivo da PM em dois anos.
Os novos policiais militares prestarão serviço inicialmente na operação veraneio, e, após, serão distribuídos por municípios, conforme definição técnica da corporação.
Elisa Souza da Silva, uma das 116 mulheres formadas, enfatizou a importância de estar concluindo o curso. “Estar me formando representa a vontade de ajudar e contribuir com os catarinenses. Me dediquei muito para atingir esse objetivo de ser policial militar. Posso afirmar que valeu o esforço e a dedicação. ”
A mesma opinião foi compartilhada pelo formando Robert Passos da Silva, primeiro colocado nas disciplinas policiais e geral do curso. “O sentimento hoje é indescritível. Foram 10 meses de curso, muitas vezes difícil, mas muito gratificante. A gente aprende a ser policial. Estaremos fazendo um trabalho para servir e defender a sociedade.
O curso
Os soldados participaram do Curso de Formação de Soldados, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, que passa a se chamar Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Bairro Trindade, em Florianópolis. O curso durou 10 meses. Foram 1.675 horas compostas por estudos teóricos sobre direito penal, legislação, trânsito, ética e cidadania. Na parte prática, o treinamento compreende técnicas de policiamento ostensivo, uso de armas, defesa pessoal e participação em operações policiais.
Ainda no evento os novos soldados se formaram no Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, ofertado pela Faculdade da Polícia Militar.
Homenagens
Durante a solenidade os formandos prestaram homenagem à memória do policial militar João Batista Figueira Ribeiro, pela sua dedicação e serviços prestados. O homenageado morreu em 1° de abril de 2020, em decorrência de um disparo de arma de fogo durante cumprimento de mandado de prisão. Também foram entregues homenagens aos alunos que se destacaram no decorrer do curso.
Participaram do ato o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Marcos Aurélio Barcelos, o deputado estadual, Onir Mocellin, a vice-governadora, Daniela Reinehr, p sub-comandante geral da PM, Marcelo Pontes, o chefe do Estado Maior Geral da PMSC, Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, tenente Fred Hilton Gonçalves da Silva, entre outras autoridades, familiares e comunidade.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!