00:00
21° | Nublado

SC atinge 3ª colocação no rendimento médio

Santa Catarina avança no ranking nacional de rendimento médio, conquistando a terceira posição e superando a média brasileira. (Foto: Divulgação)

Publicado em 22/03/2025

No último sábado, 15/3, foi celebrado o Dia do Consumidor e Santa Catarina tem motivos de sobra para comemorar a data. O estado subiu uma posição no ranking nacional de rendimento médio do trabalho atingindo a terceira colocação. O trabalhador no estado recebe cerca de R$ 3,8 mil, o que é 14% acima da média brasileira, que é de R$ 3,3 mil.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) trimestral, do IBGE, e são relativos ao 4º trimestre de 2024. Segundo a análise feita pela Facisc, Santa Catarina subiu uma posição tanto em relação a 2023, como também em relação ao terceiro trimestre de 2024. Os dados se referem ao rendimento efetivo, que é o que de fato a pessoa ganha em dinheiro, descontando os benefícios.

Segundo o presidente da Facisc, Elson Otto, o dinamismo no mercado de trabalho em 2024 impulsionou esse resultado. “O aumento do poder de compra da população catarinense, fez estimular os serviços e o comércio no estado”, pondera. Em 2024, o comércio cresceu 7,2% e os serviços cresceram 6,1% em Santa Catarina, o dobro da média nacional. “O catarinense aumentou suas compras em produtos com maior durabilidade, que ultrapassam as necessidades básicas e dão maior conforto para o dia-a-dia das famílias”, analisa. É o caso da venda de eletrodomésticos que cresceram 17% e de veículos, motos e peças, que cresceram 13%, maior que a média nacional, de 12% e 4%, em 2024.

“O catarinense também passou a gastar mais em cuidados pessoais e a cuidar mais da saúde e de seu bem-estar”, explica o presidente. O comércio de produtos de fármacos, cosméticos e perfumaria cresceu 12% em 2024. O setor aumentou em 8% o quadro de funcionários, em relação a 2023.

“A população do estado passou também a consumir mais serviços culturais, de esporte, lazer e recreação, estimulando o mercado de trabalho formal nesses setores”, explica Otto. Os serviços de venda de ingressos, por exemplo, cresceram em 24% o quadro de funcionários em 2024, em relação a 2023. Já as atividades esportivas e de recreação aumentaram 9%, enquanto as atividades artísticas aumentaram 30%.

 

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI