Saldo positivo em abertura de novas empresas em SC
A criação de novos negócios se mantém em alta em Santa Catarina. O Estado fechou os primeiros cinco meses deste ano com um saldo de 62.545 novas empresas, mesmo com o impacto da pandemia, segundo dados divulgados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE). Um crescimento de 52% em relação ao mesmo período do ano passado. Este dado reforça, ainda, a posição de SC no 4º lugar do relatório da Doing Business Subnacional Brasil 2021, lançado nesta terça-feira, 15, pelo Banco Mundial, visto o melhor resultado em tempo e procedimentos para abertura de empreendimentos.
O saldo de novas empresas representa a diferença entre as constituições e as baixas de janeiro até o mês de maio de 2021: 89.837 empresas foram constituídas e 27.292, extintas no Estado. Já em 2020, houve a inclusão de 62.924 novos CNPJs no sistema da Junta Comercial e um registro de 21.949 que deixaram de existir, o que resultou no saldo de 40.975 novos empreendimentos.
“Temos a veia empreendedora pulsando forte em Santa Catarina. Este crescimento de mais de 50% na abertura de empresas, em relação ao ano passado, mostra a confiança do empreendedor nas ações de estado e em uma gestão comprometida com o fortalecimento da economia. Não temos dúvida de que estamos no caminho certo, recebendo e apoiando investidores e dando segurança jurídica para quem quer ampliar e investir em novos negócios. Assim, garantimos mais desenvolvimento e emprego para a população”, avaliou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon.
A agilidade para a constituição foi um dos motivos que influenciou no bom resultado de 2021. Com a implantação da modalidade registro automático, em Santa Catarina, é possível abrir um novo negócio em cerca de cinco minutos, colocando o Estado entre as três Juntas mais rápidas do Brasil.
“Com o aval da gestão Moisés, estamos prestando um serviço de excelência, ágil e desburocratizado, com o sistema da Junta Comercial 100% digital, uma vez que deste modo é possível atender 295 municípios de Santa Catarina, 24 horas por dia, todos os dias da semana. Estamos passando por um tempo difícil devido à pandemia do novo coronavírus, mas o povo catarinense mostrou mais uma vez o quanto é trabalhador e, mesmo com a crise, busca novas oportunidades de negócios. O saldo de empresas abertas só nestes primeiros meses de 2021 demonstra este dinamismo e otimismo”, destacou o presidente da Jucesc, Gilson Bugs.
Entre os dez primeiros municípios catarinenses com um saldo maior de empresas constituídas em 2021, estão: Florianópolis (6.702); Joinville (5.474); Blumenau (3.742); Itajaí (3.217); São José (2.742); Palhoça (2.298); Balneário Camboriú (1.956); Chapecó (1.926); Jaraguá do Sul (1.765); e Criciúma (1.730).
Empreender como oportunidade
Os dados apresentados pela Jucesc confirmam também que muitos catarinenses, durante a pandemia, viram no empreendedorismo uma oportunidade. O número de empresas constituídas em 2021 comprova o fato. Foram 69.677 novos CNPJs de natureza Microempreendedor Individual (MEI). A segunda colocada é a Limitada (LTDA), com 16.154 empreendimentos. Na sequência estão as classificações de Empresário, Eireli, entre outras.
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!