Saiba como se preparar para a aposentadoria
De modo geral, as pessoas não têm o costume de se programar para o futuro. Mas, para poder aproveitar a terceira idade com tranquilidade e estabilidade financeira, é fundamental começar a pensar agora na sua aposentadoria.
Só não esqueça que se preparar para esse momento não consiste apenas em pagar a previdência todo mês e deixar isso para lá. Principalmente porque sabemos que o valor dos salários pagos pela Previdência Social, muitas vezes, é menor do que o valor recebido durante a carreira. Por isso, para manter o padrão de vida de maneira confortável, desenvolva um plano que seja adequado para as suas necessidades e para a sua família.
Confira algumas dicas abaixo:
Comece o quanto antes
Quanto mais cedo iniciar a acumulação para aposentadoria, menor será o esforço no longo prazo, e mais a rentabilidade trabalhará a seu favor. Analise suas despesas fixas e variáveis e faça um comparativo com sua expectativa de rendimentos como aposentados.
Os rendimentos que devem ser levados em conta são: benefício do INSS, benefício da Previdência complementar e outras rendas, caso possua. Se esse valor for inferior às suas despesas, comece desde agora a fazer um reforço na sua previdência complementar.
Equilíbrio financeiro
É importante que ao se aposentar a pessoa esteja preparada e equilibrada para administrar suas despesas. Alguns gastos podem surgir inesperadamente, principalmente quando se trata de saúde. Esteja preparado para guardar uma reserva financeira para atender essas eventualidades.
Planeje-se
Qual renda você quer ter no futuro? Estipular uma meta, manter contribuições compatíveis com a renda projetada, acompanhar a evolução das suas reservas e, se necessário fazer aportes de contribuições voluntárias, farão você alcançar a estabilidade financeira que almeja.
Poupar e investir é uma necessidade
Não dependa exclusivamente do valor pago pelo benefício da previdência social (INSS), pois ele pode ser insuficiente. Poupe um percentual do salário para realizar investimentos de longo prazo. A previdência complementar é perfeita opção para o perfil conservador e é classificada como de baixo risco.
Aproveite os incentivos fiscais
Na fase de acumulação não há incidência tributária. Além disso, quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo, pode deduzir até 12% da sua renda bruta anual da base de cálculo, com os valores que contribuiu ao plano. Assim é possível economizar no IR e investir para o futuro.
Fonte: Especialistas da Fundação CELOS, Gilmar Barbosa, Mirian Corrêa da Silva e Bibiana da Rosa
Da redação
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!