Programa 'Lucra Mais' impulsiona pequenos negócios em SC
O Programa Lucra Mais, idealizado pelo Sebrae/SC em parceria com o Senac-SC, a Fecomércio-SC e a FCDL-SC, finalizou as 26 turmas do primeiro semestre de 2024 e superou o número de empresas atendidas, chegando a 845. Dessas, 656 eram microempresas, 176 empresas de pequeno porte e 13 empresas de outros portes, todas atuantes no comércio varejista e serviços em Santa Catarina.
Para o gerente de Competitividade do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, o Programa Lucra Mais conseguiu atuar na inovação das empresas participantes em áreas como finanças, marketing, vendas, processos e pessoas, impulsionando o aumento da lucratividade delas.
“O cenário empresarial é dinâmico e está em constante evolução e transformação em relação às melhores práticas e tendências de gestão, o que exige atualização constante para tornar os negócios ainda mais competitivos. Por isso, acreditamos que iniciativas como o Lucra Mais são fundamentais no fomento dos pequenos negócios”, destaca.
Ao todo, o Programa contou com cinco fases distintas. No onboarding, além de conhecer de perto o funcionamento da iniciativa, os empreendedores participaram de uma palestra sobre ‘Liderança em Vendas’ e realizaram um diagnóstico empresarial. Na sequência, vivenciaram uma imersão sobre marketing e vendas e outra voltada a processos. A partir daí, passaram para as fases imersivas sobre finanças e liderança e pessoas. Concluindo, assim, as 21 horas de curso.
O conhecimento adquirido pode ser colocado em prática durante atividades integradoras, utilizando ferramentas específicas para executar as ações e colher os melhores resultados para os negócios. Em abril, por exemplo, no início do Programa, o faturamento médio das empresas era de R$ 156.481,15 e em julho, após a participação das empresas no Lucra Mais, esse valor passou para R$ 169.828,12, ou seja, um aumento de 8,52% no faturamento para 68% dos negócios participantes e um saldo positivo para 90% deles. Já com relação à lucratividade, o aumento percentual foi de 5,12% na comparação de abril com julho de 2024.
“Um fato relatado pelos empresários durante o período do Programa Lucra Mais, foram as oportunidades de aplicarem o conhecimento e investimentos em duas datas representativas, especialmente para o comércio: Dia das Mães e Dia dos Namorados. As datas impactaram os investimentos em contratação de pessoas, investimentos em estoque de mercadorias, campanhas on e off, melhorias em visual merchandising. Todos os aspectos são relevantes quando analisados o índice de lucratividade. Mesmo assim, 83% das empresas obtiveram aumento na lucratividade”, comenta o gerente.
Do total dos negócios inscritos, 482 eram liderados por mulheres e 363 por homens e 29% das empresas tinham de 2 a 5 anos de atividade, 28% mais de 15 anos de funcionamento. Analisando o índice de escolaridade, 29% dos empresários têm ensino médio completo e outros 28% o ensino superior completo. E, quanto à faixa etária, 31,48% deles possuem de 30 a 39 anos e outros 25,44% de 40 a 49 anos.
A empreendedora da Jung Representações Comerciais de Pomerode (SC), Manoela Jung Vogel ficou surpresa com o programa e a capacitação.
“Muitas vezes a gente acha que como pequeno e médio negócio não temos condições de investir numa mudança muito grande, em um consultor, ou algo assim, pensando que isso pode pesar financeiramente. E esse curso mostrou que podemos fazer pequenas mudanças, capazes de gerar grandes resultados, então foi muito produtivo e bem enriquecedor. Com certeza me abriu portas para outras oportunidades e me deu mais vontade de fazer outros cursos. Agradeço ao Sebrae e a todas as outras entidades envolvidas”, conta ela.
Os resultados obtidos no Programa Lucra Mais ressaltam a relevância das parcerias firmadas e a participação efetiva dos empresários.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI