Programa ambiental atinge 90% dos municípios catarinenses

Santa Catarina avança na gestão de resíduos sólidos e celebra um feito inédito: 90% dos municípios aderiram ao Programa Penso, Logo Destino (PLD), do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). Com 266 cidades participantes, a iniciativa se torna a mais abrangente nos 50 anos do órgão e beneficia mais de 5 milhões de catarinenses, promovendo a destinação correta de resíduos e fortalecendo a logística reversa. A meta de atingir essa adesão até 2026 foi superada com 20 meses de antecedência, graças à atuação dos mais de 50 técnicos do IMA e às parcerias com prefeituras, entidades gestoras e órgãos estaduais.
Criado em 2019, o programa estrutura a gestão de resíduos sólidos em três frentes: logística reversa, coleta seletiva e resíduos orgânicos. Na primeira etapa, foca na destinação correta de materiais como lâmpadas, pilhas, eletroeletrônicos, pneus e embalagens de agrotóxicos, intermediando a coleta entre municípios e entidades gestoras. Além disso, o PLD vem ampliando a rede de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), com a distribuição de equipamentos essenciais. Desde 2019, já foram entregues 720 coletores de resíduos em diferentes regiões do estado e a previsão é repassar mais 1.400 unidades ainda este ano.
O programa também investe na capacitação de agentes multiplicadores e na educação ambiental. Entre 2024 e 2025, mais de 12 mil agentes de saúde e combate às endemias serão treinados para disseminar informações sobre a destinação correta dos resíduos. Esse esforço já superou a meta estabelecida no convênio com o Fundo para a Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), que previa a capacitação de 1.064 agentes e 532 coordenadores municipais até 2026. Materiais informativos e um e-book desenvolvido pelos técnicos do IMA também estão disponíveis para a população.
Os impactos positivos do PLD podem ser medidos pelos números expressivos de resíduos destinados corretamente. O programa já garantiu a destinação ambientalmente adequada de 200 mil pneus, 510 mil lâmpadas e mais de 290 mil quilos de pilhas e eletroeletrônicos, reduzindo riscos ambientais e à saúde pública. Além disso, a iniciativa promove mudanças culturais ao incentivar práticas sustentáveis nos municípios catarinenses, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado.
O reconhecimento do programa se reflete em premiações e participação em fóruns nacionais. Em 2023, o PLD recebeu o Prêmio Inovação Catarinense da Fapesc. No ano seguinte, foi apresentado na Reunião de Boas Práticas da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e no Grupo de Trabalho de Resíduos e Logística Reversa da Comissão Tripartite Nacional, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Essas iniciativas reforçam o protagonismo de Santa Catarina na gestão sustentável de resíduos sólidos.
Como parte da estratégia de aprimoramento, o programa realiza encontros estaduais para troca de experiências. Após edições em Antônio Carlos (2022), Nova Veneza (2023) e Treze Tílias (2024), a próxima reunião ocorrerá em novembro, em Xanxerê, com expectativa de reunir representantes de até 150 municípios. "Com conquistas expressivas e inovação contínua, o Programa Penso, Logo Destino reforça o compromisso de Santa Catarina com um futuro mais sustentável", destaca o coordenador estadual do PLD, Cícero Brasil.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
