00:00
21° | Nublado

Prefeitura lança campanha contra relacionamento abusivo

Foto: Divulgação/PMF

Publicado em 25/09/2019
Foi dada a largada para a Campanha Elo das Marias, da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e a empresa Chama Gás. A campanha vai distribuir para mais de 15 mil residências junto aos botijões de gás da empresa mais flyers sobre relacionamentos abusivos. No documento, a população terá acesso aos telefones e sinais de que estão em um relacionamento abusivo. Foram destacados 10 sinais de relação saudável e abusiva que causam a reflexão e enfrentamento da violência. 
 
O panfleto foi elaborado pelo grupo de mulheres intitulado “Elo das Marias” que se reúnem às terças-feiras no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. A reunião, que acontece no horário de almoço, foi idealizada pelas psicólogas Soraia Araújo e Christina Juchem. O grupo é composto pelas psicólogas e por mulheres que usam ou já usaram os serviços oferecidos pelo espaço. O próximo passo do grupo será elaborar ações para geração de renda dessas mulheres para que elas estabeleçam o protagonismo da sua vida e fortaleçam o seu empoderamento e autonomia.
 
 
“Que seja o primeiro de muitos projetos como este! Cerca de 15 mil residências vão receber este flyer, isso é muito satisfatório para nós. Falar sobre violência não é fácil, mas é preciso”, comenta a Secretária de Assistência Social de Florianópolis, a psicóloga Maria Cláudia Goulart da Silva. 
 
O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência já atendeu 272 mulheres somente neste ano. O espaço é totalmente gratuito e disponível para mulheres que residem em Florianópolis e tenham mais de 18 anos. É oferecido atendimento psicossocial integrado que possibilita o acolhimento dessas mulheres. O Cremv funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 19h sem necessidade de agendamento prévio na Rua Delminda da Silveira s/nº, nos fundos da Promenor e ao lado da 6ª Delegacia da Polícia da Capital na Agronômica.
 
Da Redação