00:00
21° | Nublado

Pesquisadores de SC são finalistas em importante premiação

Foto: Reprodução/Internet

Publicado em 07/12/2021

Dos 18 finalistas do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação – Professor Francisco Romeu Landi, que estão divididos em seis categorias, três são representantes de Santa Catarina. O resultado final será conhecido nesta quinta-feira, 09, durante uma cerimônia de premiação em Foz do Iguaçu-PR, a partir das 10h, com transmissão pelo YouTube da instituição.  

O Prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI). Será concedido a pesquisadores(as) que tenham se destacado em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, cujos resultados produziram conhecimento e beneficiaram, direta ou indiretamente, o desenvolvimento e o bem-estar da população brasileira. Também será dado a profissionais de comunicação que, por meio do jornalismo científico, contribuíram para a aproximação entre a CTI e a sociedade.

O Prêmio foi dividido em duas etapas: Estadual e Nacional. Entre os meses de junho a outubro, as FAPs realizaram as etapas estaduais em formatos próprios para seleção dos candidatos(as) em cada categoria/subcategoria, para concorrerem à Etapa Nacional. Cada FAP indicou um(a) candidato(a) em cada categoria/subcategoria para a Etapa Nacional do Prêmio Confap.

Os representantes catarinenses foram indicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) por meio de um edital voltado às instituições catarinenses. Dos seis selecionados em Santa Catarina, três tornaram-se finalistas: Felipe Dal Pizzol, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Exatas; Aloisio Nelmo Klein, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida; e Eonir Teresinha Malgaresi, jornalista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), na categoria Profissionais de Comunicação. 

“O prêmio é extremamente relevante para cada um dos estados da federação e para o Confap. Nosso objetivo é reconhecer aqueles profissionais que trabalham e que fazem a diferença através das suas ações em prol do ecossistema de CTI”, afirmou o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. “A Fapesc está muito orgulhosa com os representantes do Estado de Santa Catarina, que foram e que competiram na etapa nacional. Dos nossos seis representantes, três deles estão entre os finalistas. Para nós é motivo de muito orgulho e alegria poder comemorar com nossos pesquisadores e profissionais que atuam na área da CTI. Estamos torcendo pelas conquistas que trarão para Santa Catarina.” 

Conheça um resumo da trajetória dos pesquisadores clicando AQUI.

Da redação

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!