00:00
21° | Nublado

Pacientes de SC garantem cultivo de cannabis medicinal

Pacientes catarinenses obtêm direito ao cultivo de cannabis medicinal via habeas corpus. (Foto: Adobe Stock)

Publicado em 02/09/2024

Dois pacientes catarinenses usuários de cannabis medicinal conseguiram recentemente, na justiça, o direito – via habeas corpus – para cultivo doméstico para tratamento de suas enfermidades.

Como os demais tratamentos não surtiram o efeito desejável, encontraram na cannabis a maneira de resolver seus problemas de saúde.

O morador de Florianópolis C.M.M, 57 anos, morador da Lagoa da Conceição, apresenta quadro grave de processos degenerativos dos ombros e das articulações dos joelhos, glaucoma e ansiedade e estresse ligados ao advento da pandemia. “É indispensável que a pessoa que cultiva a planta cannabis sativa l. com fins terapêuticos, consulte um advogado que tenha intimidade com o tema e que possa instruí-la de maneira assertiva a regularizar sua situação, evitando contratempos”, explica a advogada Raquel Schramm, responsável por estes e outros habeas corpus visando obtenção de “salvo-conduto” na justiça.

Outro caso, também de autoria da advogada, aconteceu em Imbituba, no bairro Ibiraquera, com pai e filho. Ao pai, G.C.P, 79 anos, foi garantido o direito à importação de sementes, cultivo, extração e transporte de derivados da planta Cannabis Sativa para o seu tratamento para a Doença de Parkinson.

O filho, responsável pelo cultivo das plantas e extração do óleo medicinal, obteve autorização para a importação de sementes, plantio, cultivo, colheita, extração, produção e transporte de derivados da planta cannabis.

Atualmente, estima-se que 187 mil pacientes no Brasil fazem uso medicinal da planta, sendo 6,8 mil em Santa Catarina, segundo o Anuário da Cannabis no Brasil. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI