Outono chega com mudanças no clima em SC

A nova estação tem início nesta quinta-feira, 20, às 06h02 (horário de Brasília), marcando a transição entre o verão quente e úmido para um período mais seco e com gradativa redução das temperaturas. Em Santa Catarina, o outono será caracterizado por temperaturas superiores à média histórica, variação térmica acentuada e um regime de chuvas diferente do registrado nos meses anteriores.
De acordo com a central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil, os temporais típicos das tardes de verão tendem a perder força à medida que a estação avança. A principal influência para a ocorrência de chuvas passa a ser a chegada de frentes frias, frequentemente associadas a ciclones extratropicais no oceano. Esses sistemas podem provocar precipitações expressivas em alguns períodos, mas, no geral, os acumulados devem ser inferiores aos observados durante o verão.
Oscilações térmicas e frio mais intenso no fim da estação
Uma das características marcantes do outono catarinense será a amplitude térmica elevada, com manhãs e noites mais amenas e tardes que ainda podem registrar temperaturas altas, especialmente no Oeste e no Litoral. Com a proximidade do inverno, a entrada de massas de ar frio se torna mais frequente, derrubando as temperaturas, sobretudo nos Planaltos e na Serra, onde as condições favorecem a ocorrência de geadas.
Temperaturas acima da média
A previsão da central de monitoramento da Proteção e Defesa Civil indica que todas as regiões do estado devem enfrentar um outono mais quente do que o habitual. Apesar disso, não há expectativa de ondas prolongadas de calor intenso. A transição para temperaturas mais baixas ocorrerá de maneira gradual, com episódios mais marcantes de frio conforme a estação avança.
“O outono deste ano será de transição progressiva para o frio, com eventos de temperaturas mais baixas ocorrendo com maior frequência. Além disso, as chuvas terão distribuição mais equilibrada, sendo influenciadas principalmente pela passagem de frentes frias e ciclones oceânicos”, explica o meteorologista Felipe Theodorovitz.
Diante desse cenário, a população catarinense deve estar atenta às mudanças climáticas típicas da estação, que pode apresentar variações bruscas de temperatura e mudanças rápidas nas condições do tempo. O acompanhamento dos boletins meteorológicos será fundamental para antecipar impactos na rotina e em setores como a agricultura.
Da redação
Fonte: Secom
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI