00:00
21° | Nublado

Onda de calor avança e exige cuidados em SC

Temperaturas devem passar dos 40°C no estado, com sensação térmica de até 45°C. (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom)

Publicado em 11/02/2025

Santa Catarina inicia a semana sob uma forte onda de calor, que deve se prolongar até a próxima quarta-feira (12), trazendo riscos à saúde e exigindo cuidados redobrados da população. Segundo a Secretaria da Proteção e Defesa Civil, as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em grande parte do estado, com os maiores registros esperados no Grande Oeste e no Litoral Sul, onde os termômetros podem chegar a 40°C.

Nesta terça-feira (11), Florianópolis deve registrar a quarta maior temperatura entre as capitais brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com previsão de 33°C. A capital catarinense fica atrás apenas de Porto Alegre (39°C), Rio de Janeiro (37°C) e Campo Grande (34°C). A combinação de calor intenso com umidade elevada pode elevar a sensação térmica para até 45°C em algumas regiões do estado.

Causas do calor extremo

De acordo com o meteorologista-chefe da Proteção e Defesa Civil, Felipe Theodorovitz, essa onda de calor ocorre devido a um bloqueio atmosférico, que impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco. “Esse bloqueio faz com que o ar quente fique represado sobre Santa Catarina, elevando as temperaturas de forma intensa e prolongada. O calor será mais forte no Oeste e no Litoral Sul, mas todas as regiões sentirão o impacto”, explica.

O meteorologista Piter Scheuer complementa que a onda de calor é impulsionada por uma massa de ar quente vinda da Argentina. “A sensação térmica pode passar dos 50°C no Rio Grande do Sul e atingir 45°C em Santa Catarina. Vai ser um calor escaldante nos próximos dias”, alerta.

Riscos e recomendações

Diante desse cenário, a Proteção e Defesa Civil alerta para os riscos à saúde e recomenda medidas preventivas. Entre elas, evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, manter-se hidratado e procurar locais ventilados sempre que possível.

Esses cuidados são especialmente importantes para crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, que são mais vulneráveis aos efeitos do calor extremo. Além disso, é essencial reforçar a atenção com os animais de estimação, garantindo que tenham acesso à sombra e à água fresca.

A população deve acompanhar as atualizações da Proteção e Defesa Civil e tomar as precauções necessárias para minimizar os impactos do calor extremo nos próximos dias.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI