Mercado imobiliário reage e deve melhorar em 2017
Em queda desde o final do ano passado, o mercado imobiliário nacional registrou aumento nas vendas no mês de agosto em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, foram negociadas 9,271 mil unidades, que representam um pequeno avanço de 1,4% na comparação com as vendas de agosto de 2015, segundo de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com dados fornecidos por 19 incorporadoras de grande porte, de diversas regiões do país associadas à Abrainc.
O levantamento mostra também que foram lançadas 4.611 unidades em agosto de 2016, o que representa aumento de 70% frente ao volume lançado no mesmo mês de 2015.
Esse é o momento ideal para investir em imóveis, já que diversas imobiliárias apostam em descontos para atrair mais consumidores, e o mercado parece estar passando por um recuperação, que promete valorizar esses imóveis em breve, com a queda da inflação de 10,7% em 2015 para, aproximadamente, 7,2% em 2016.
Para 2017, a previsão divulgada pelo Banco Central no último Relatório Trimestral do mercado financeiro, os dados para a inflação são de 5,07%.
O momento também é favorável para alugar ou negociar o aluguel de 2017 da sala comercial do seu negócio. Já para os compradores, especialistas afirmam que se você tiver em mãos 50% do valor do imóvel, vale a pena realizar financiamento imobiliário do valor restante. Mas atenção: Pesquise as taxas de juros e condições de pagamento.
Ano que vem a expectativa é de que haja redução de juros, o que faz com que a economia fique mais aquecida. Com isso, a confiança e renda do consumidor podem voltar a subir, junto a queda da inadimplência e aumento da empregabilidade.