Marquito garante adaptação à mudança climática no orçamento de SC
Ações de adaptação aos efeitos da mudança climática foram inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Catarina, aprovada na Assembleia Legislativa na quarta-feira (17). Isso quer dizer que o Governo do estado precisará prever essas ações durante a elaboração e a execução do seu orçamento. A proposição foi do deputado Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL).
Na justificativa da proposta, Marquito ressaltou que os eventos climáticos extremos que vêm atingindo Santa Catarina são preocupantes. “Em outubro e novembro de 2023, Santa Catarina foi gravemente afetada pelos índices pluviométricos acima da média histórica para o período. Em um intervalo de 60 dias, 209 cidades foram atingidas pelas chuvas, o que ocasionou a decretação de situação de emergência por 195 municípios e estado de calamidade pública por outras 14 cidades.”
As chuvas, vendavais e quedas de granizo provocaram prejuízos de aproximadamente R$ 3 bilhões nas propriedades rurais catarinenses, de acordo com informações da Epagri. Os municípios sofreram com alagamentos e deslizamentos que ocasionaram danos em infraestruturas, bens públicos e privados e vias. Milhares de famílias ficaram desabrigadas de forma temporária ou permanente.
“Para garantir a segurança da população e evitar tantas perdas materiais, o caminho é a prevenção, como apontam as defesas civis municipais do estado, com as quais temos atuado. A mudança climática exige respostas emergenciais do poder público. A aprovação de hoje é um grande passo! Contem conosco nessa frente”, afirmou o deputado.
Da redação
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045