00:00
21° | Nublado

Marquito celebra homologação da TI Morro dos Cavalos

Deputado estadual Marcos José de Abreu - Marquito (PSOL), liderança Guarani, Kerexu Yxapyry, e Ministra dos Povos Indígenas (MPI), Sonia Guajajara, com o documento da homologação. (Foto: Carol Morgan)

Publicado em 13/01/2025

O deputado estadual Marcos José de Abreu - o Marquito (PSOL) participou da solenidade de homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, no sábado, dia 11 de janeiro, em Palhoça, Santa Catarina. O evento foi realizado no território indígena, em Morro dos Cavalos, e marca um momento histórico para os povos da nação Guarani e todos que lutam pela justiça social e ambiental. 

Com a participação de centenas de pessoas, a solenidade também teve a presença de autoridades como a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e Kerexu Yxapyry, liderança histórica do povo Guarani Mbya, símbolo de resistência, cuidado com a terra e luta incansável pelos direitos dos povos originários e pela homologação da TI Morro dos Cavalos. A homologação da Terra Indígena foi oficializada no dia 4 de dezembro de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em um ato solene em Brasília, consolidando uma luta de mais de três décadas por parte das comunidades Guarani. 

Agora, o deputado celebra essa conquista no local que simboliza resistência, ancestralidade e a luta pelos direitos dos povos originários. "Estamos muito felizes. Depois de décadas, essa é uma vitória histórica dos povos Guarani, que nunca desistiram de lutar por seus territórios ancestrais. A homologação é também um compromisso com a justiça histórica e com o fortalecimento da pluralidade da nossa comunidade," destacou o deputado estadual Marquito (PSOL), que esteve presente na solenidade, reafirmando seu apoio às causas indígenas e ambientais. 

Também as lideranças indígenas presentes na celebração falaram sobre a importância da homologação para a preservação dos direitos indígenas. A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, afirmou que a instituição continuará a sua missão institucional e apoiará a iniciativa das comunidades indígenas a terem um desenvolvimento sustentável. Já a Ministra Sônia Guajajara, além de enaltecer a resistência do povo indígena, enfatizou os avanços desde a criação do Ministério. Ela declarou que, nos primeiros dois anos de atuação do ministério, já foram homologadas 13 TIs, número superior às 11 homologações alcançadas na década anterior à criação da pasta. 

Patrimônio e biodiversidade
Com seus 1.988 hectares, a Terra Indígena Morro dos Cavalos integra o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina, e é um patrimônio tanto para os povos indígenas quanto para a biodiversidade. Esse território é um marco de resistência e preservação, representando mais que um direito conquistado: é a reafirmação da vida e da cultura Guarani. 

Segundo a presidenta da Funai, a TI Morro dos Cavalos foi registrada no cartório de Palhoça (SC), em cumprimento ao papel institucional da autarquia indigenista de reconhecer os direitos territoriais e trabalhar para que a terra indígena seja protegida e livre de invasões. 

Também participaram das celebrações o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, o secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, representantes de instituições de ensino, da Casa Civil, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG) do Ministério Público Federal (MPF), do Poder Legislativo, de instituições de ensino, dentre outras lideranças. 

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI