00:00
21° | Nublado

João Fonseca vira o jogo, vence o US Open juvenil e é o novo número 1 do mundo

Em uma partida tensa, que começou com 4 horas de atraso devido às condições climáticas, o carioca João Fonseca vence de virada o US Open Juvenil 2023 e se torna número 1 do mundo na categoria (foto:Internet). ** CLIQUE PARA AMPLIAR

Publicado em 10/09/2023

João Fonseca é o novo campeão do US Open juvenil e se torna número 1 do mundo, depois de uma emocionante partida. O carioca de apenas 17 anos, venceu a decisão do US Open juvenil, neste sábado, contra o americano Learner Tien, filho de vietnamitas, mas nascido na Califórnia.

Em uma partida tensa, que começou com 4 horas de atraso devido às condições climáticas, João venceu de virada por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com o resultado, o carioca assume a liderança do ranking mundial, enquanto o jogador americano fica com a segunda posição.

A partida foi longa e contou com várias quebras de serviço. Ambos os jogadores começaram sacando bem, até quebra do serviço do João no primeiro set. No segundo, ele chegou a estar perdendo de 2 x 0, mas conseguiu quebrar o saque do americano no terceiro game, empatar e passar a frente, vencendo o segundo set, depois de algumas alternancias de quebras de serviços. O terceiro e último set não foi muito diferente do segundo, com os jogadores bastante cansados, alternado quebras de serviços. Mas aí a torcida fez a diferença. Apesar de Tien jogar em casa, após a final feminina a torcida brasileira foi aumentando na arquibancada e  já fazia muito barulho a favor de João Fonseca. E foi esta a empolgação da torcida que ajudou o brasileiro a vencer o rival. 

Após a partida, quando entrevistado pelo apresentador do torneio, ele disse em inglês: "A torcida fez me sentir no Brasil". Depois de apresentador dizer que poderia falar em portugues, ele desabafou: "É só gratidão por todo o trabalho. E vamos por mais, muito mais. Aqui é Brasil, porra" concluiu João Fonseca emocionado.

Em entrevista ao Sportv, ele foi além: "​Inacreditável. Estou muito feliz. Tenho muita gratidão por tudo, eu amo esse esporte. Lutei até o final, estou muito feliz. É inacreditável. Vim ao US Open tentando passar a barreira das quartas de final. Consegui passar e botei na minha cabeça que dava. Era jogar com o coração. Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração. Aqui se encerra minha carreira no juvenil. Agora é ir com tudo para o profissional - disse João Fonseca, 

Esta foi a primeira final de simples de João Fonseca em um Grand Slam. Em duplas, o brasileiro já tinha chegado a uma decisão ao lado do belga Alexander Blockx, mas ficaram com o vice-campeonato juvenil do Australian Open deste ano.

Da Redação

Fonte: G1