00:00
21° | Nublado

Governo Federal libera crédito para empresas afetadas por tarifaço

Governo Federal libera crédito para empresas afetadas por tarifaço
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou um pacote de crédito de R$ 30 bilhões para compensar empresas brasileiras impactadas pelo aumento de 50% nas tarifas impostas pelos EUA. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Publicado em 13/08/2025

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (13) um pacote de medidas para apoiar empresas brasileiras afetadas pelo aumento de 50% nas tarifas impostas pelos Estados Unidos. O plano prevê R$ 30 bilhões em crédito, que será operacionalizado por meio da medida provisória MP Brasil Soberano.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a prioridade do programa será atender pequenas empresas e produtores de alimentos perecíveis, como frutas, espinafre e mel, além de companhias do setor de máquinas. "As grandes empresas têm mais poder de resistência, mas queremos garantir que ninguém fique desamparado diante da taxação do presidente Trump", afirmou, em entrevista ao canal Band News.

O pacote também tem como objetivo proteger empregos e abrir novos mercados para os setores atingidos. "Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e buscar outros mercados. Estamos enviando a lista das empresas que vendiam para os Estados Unidos a outros países, porque nosso lema é: ninguém larga a mão de ninguém", acrescentou Lula.

Durante o anúncio, realizado no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou a situação delicada enfrentada pelo país. Segundo ele, o Brasil está sendo penalizado por sua postura democrática em contraste com o país agressor. "É uma situação inédita e muito incomum no mundo. Um país que não persegue adversários, imprensa, universidades ou imigrantes legais ou ilegais está sujeito a uma retaliação injustificável", disse Haddad. Ele também ressaltou que o Brasil já superou crises anteriores e que este desafio será mais uma oportunidade de resistência nacional.

O crédito será disponibilizado por meio de um mecanismo extraordinário no Orçamento, utilizado em situações emergenciais que extrapolam os limites fiscais. Um modelo semelhante foi aplicado no ano passado para socorrer as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

 

Leia também:

Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 13/08

 

 

Da redação

Fonte: RCN

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI