Raul Sartori apresenta mix de notícias políticas de SC - 13/08

Sexualização
A denúncia do influenciador Felca, de imensa repercussão, abordando a adultização e a exploração de crianças e adolescentes na internet, motivou a apresentação, de segunda-feira até ontem, de 32 projetos de lei na Câmara dos Deputados. Dentre eles um do catarinense Ismael (PSD-SC), que dispõe sobre a proteção de crianças e adolescentes contra superexposição digital e exploração econômica em ambientes digitais.
Sala de espera
Em prisão domiciliar há nove dias, o ex-presidente Jair Bolsonaro contabiliza 20 pedidos de aliados que querem visitá-lo. Solicitações que estão sob a análise do ministro Alexandre de Moraes. Entre os catarinenses que pediram e com nome aprovado está apenas o da deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), agendado para dia 21. Noutra fila, de 11 nomes, para encaminhamento, está o do senador Esperidião Amin (PP-SC).
Memória
O colunista Ancelmo Gois conta que poucos dias antes de morrer, em outubro do ano passado, em Florianópolis, onde morou por mais de 30 anos, o grande pianista Arthur Moreira Lima pediu a Margareth Garrett, sua mulher, que entregasse sua gravata preferida a seu amigo, o maestro João Carlos Martins, 84 anos. Hoje, 13, João vai usá-la no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, num concerto em memória do próprio Arthur. A dupla fez mais de 50 concertos a dois pianos pelo mundo.
Histórico
Antes do motim da semana passada, o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (União-SC), havia dito, em relação a outros casos, “que é mais fácil suspender do que cassar”. Entre mortos e feridos, todos, afinal, estarão salvos.
“Made in Brazil”
Apesar do tarifaço de Trump, SC registrou em julho alta de 3,06% na exportação de produtos, na comparação com o mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 1,083 bilhão. Este movimento foi puxado por itens como tabaco não-manufaturado, que subiu 279% e atingiu o quarto lugar na pauta, e refrigeradores, que tiveram alta de 151,4% e fecharam o mês na 16ª posição. Já entre os produtos mais vendidos por SC para o exterior, o mês foi de recuo, com os embarques de carnes de aves caindo 4,3%, de carne suína 6,7% e motores elétricos 19,2%.
Prêmio MEC
Foram divulgados ontem os ganhadores do Prêmio MEC da Educação Brasileira, que valoriza as melhores práticas de inclusão e diversidade, qualidade da educação pública, desempenho no Ideb e acesso e permanência em tempo integral, dentre outros indicadores. Cinco prefeituras de SC receberão premiações: Bombinhas e Rio do Sul (tempo integral), Iporã do Oeste (anos finais), Peritiba (educação infantil) e Serra Alta (alfabetização).
Sapatilha
Em iniciativa que tem enorme repercussão, social e na mídia carioca, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com sede em Joinville, fará duas pré-seleções de meninos e meninas em duas favelas da cidade do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19.
SC fora
A Azul informou ontem que encerrou as operações em 14 cidades em todas as regiões do país, dentre elas as que envolviam os aeroportos de Correia Pinto e Jaguaruna, em SC, para “reavaliação”, de forma a ajustar oferta e demanda.
Combate à violência
Os nove mil torcedores que foram ver a vitória do Criciúma sobre o Atlético Paranaense, por 4 a 2, na noite de segunda-feira, foram alvo de campanha da OAB local de combate à violência contra a mulher. Todos, homens, mulheres, casais e jovens, demonstraram estar muito sensíveis à questão.
Cerveja
Dados do Anuário da Cerveja 2025, do Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgados pelo Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, mostram que foi em SC onde a indústria cervejeira mais cresceu no Brasil em 2024, com o surgimento de 25 novas empresas. Em todo Brasil há agora 1.949, em 790 municípios.
Ninharia
No alvo de ataques de toda ordem e com sua imagem pública lá no chão, eis que o Supremo Tribunal Federal está para decidir se a imposição do corte de barba e cabelo viola o direito à liberdade de crença e religião dos presos.
Holofote 1
O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Fábio Schiochet (União-SC), recebeu ontem os nomes dos parlamentares envolvidos no motim da semana passada. Terá agora 72 horas para analisar para depois, em reunião com todos os membros da comissão, escolher o relator e instaurar o processo.
Holofote 2
Missão difícil para ele, já que entre os implicados estão três colegas da bancada de SC: Caroline de Toni, Zé Trovão e Julia Zanatta, todos do PL. Questionado sobre parlamentares que impediram o presidente da Câmara, Hugo Motta, de acessar a mesa da presidência, o deputado disse que foi “horrível”.
Urnas 2026
Um dos nomes da oposição para concorrer à Presidência em 2026, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), tem tido agendas políticas fora do seu Estado. Na semana passada foi com Jorginho Mello, quando firmaram um acordo para encerrar uma disputa judicial de mais de 30 anos em torno de uma dívida milionária relacionada a royalties do petróleo pagos pela Petrobras ao Paraná, mas que, na realidade, pertenciam a SC. O valor, de R$ 340 milhões, que deveria ser ressarcido a SC, será pago em obras custeadas pela gestão de Ratinho na rodovia SC-417, que liga os dois Estados.
Foro privilegiado
O Brasil é mesmo o país da piada pronta. Como se tem lido, ouvido e visto nos últimos dias, nossos congressistas só pensam naquilo, o foro privilegiado. Muitos com ações tramitando no STF, e se borrando de medo dele, querem poder recorrer às três instâncias abaixo da “suprema” para serem julgados. Logo, se condenados, já terão pelo menos uns 100 anos de idade na data da sentença.
Zé Dassilva
Especialista no assunto e autor de publicações sobre futebol, o escritor e cartunista catarinense Zé Dassilva, que é uma figura humana ímpar, continua ampliando seu invejável currículo. Além de ser um dos autores de “Três Graças”, próxima novela das 19 horas da Globo, prestou consultoria para a série “Brasil 70, a saga do tri”, da Netflix, sobre a Copa de 1970. A série terá direção de Pedro e Paulo Morelli. Rodrigo Santoro fará João Saldanha. Bruno Mazzeo interpreta Zagallo. Já Lucas Agrícola terá o papel de Pelé.
Leia também:
- Governo libera bilhões para empresas afetadas por tarifaço
Para ler outras colunas do do jornalista Raul Sartori, clique AQUI
Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI
Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp
Comentários via Whats: (48) 99162 8045
Sobre o autor

Notícias relacionadas Ver todas
