00:00
21° | Nublado

Golpe das figurinhas da Copa: saiba como não cair!

Diversas fraudes foram detectadas envolvendo o produto no Brasil e em outros países da América Latina (Foto: Evandro Leal/Agência Enquadrar/Folhapress)

Publicado em 08/09/2022

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo tem se tornado o novo queridinho do momento por pessoas de todas as idades. Por causa da sua visibilidade, ele vem sendo atrativo para um novo golpe. É o que alerta a ESET, empresa de detecção proativa de ameaças.

No Brasil, foi registrada uma campanha que circula no WhatsApp com o intuito de convencer as pessoas que a Editora Panini está sorteando um álbum e 400 figurinhas. No entanto, trata-se de uma farsa que busca fazer com que a vítima baixe um aplicativo duvidoso do Google Play para escanear códigos QR.

A ESET explica que apesar do Google Play contar com mecanismos de segurança, continua sendo uma plataforma que pode ser usada para distribuir malware para Android, e que os cibercriminosos muitas vezes conseguem burlar e ocultar ameaças por trás de todos os tipos de aplicativos.

 

Campanha circulando no Brasil via WhatsApp que promete o álbum e muitas figurinhas. No entanto, é uma pesquisa que acaba convidando você a baixar um aplicativo com reputação duvidosa

Recentemente, foi divulgado o número de apps removidos do Google Play por distribuir o malware Joker, ocultando a ameaça por meio de leitores de código QR, ferramentas de digitalização de PDF ou editores de fotos, por exemplo.

“Os golpistas se aproveitam da escassez e da alta demanda, e oferecem por meio desses canais o álbum e um pacote com muitas figurinhas. No momento do pagamento, eles solicitam o envio do dinheiro por meio de transferência. Assim que as vítimas enviam, os criminosos encerram o contato e os produtos nunca chegam”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.

Fuja do golpe

Uma das recomendações que a ESET compartilha para evitar ser vítima desse tipo de fraude é comprar nos pontos habilitados oficialmente para vender as figurinhas e o álbum e, se comprar pelo Mercado Livre, não sair da plataforma para continuar a conversa no WhatsApp ou por telefone.

Além disso, Gutiérrez Amaya aconselha: “A principal recomendação é aprender a desconfiar. Não clique em nenhum link que receber ou preencha com suas informações pessoais qualquer formulário que receber. A segunda é habilitar a autenticação em duas etapas no WhatsApp, e se possível, usar um aplicativo de autenticação, ao invés do SMS. Assim, evitamos também o roubo de contas”.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI