00:00
21° | Nublado

Frente fria deve trazer chuva volumosa e risco de alagamento no Alto Vale do Itajaí

As autoridades recomendam que a população das áreas afetadas permaneça atenta às atualizações meteorológicas. (Foto: Airton Fernandes/SDC)

Publicado em 11/07/2024

A aproximação de uma nova frente fria deve trazer chuvas intensas para todas as regiões do estado a partir desta quinta-feira, 11. A precipitação terá início nas áreas de divisa com o Paraná, estendendo-se pelo resto do estado ao longo do dia.

De acordo com a equipe de monitoramento da Defesa Civil de Santa Catarina, as regiões marcadas em laranja nos mapas meteorológicos, que incluem áreas do Alto Vale do Itajaí, devem registrar os maiores volumes de chuva, com acumulados médios entre 50 e 80 mm.

De acordo com a a equipe de monitoramento da Defesa Civil, a chuva mais intensa está prevista para ocorrer entre a tarde de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira,12, aumentando significativamente o risco de alagamentos e enxurradas.

Com o afastamento gradual do sistema de baixa pressão, a chuva deve perder intensidade na manhã de sexta, ocorrendo de forma esparsa e fraca ao longo do dia, concentrando-se principalmente no Norte do estado, próximo ao Paraná.

Figura 1: Mapa meteorológico Defesa Civil SC.

 

Segundo a Defesa Civil, o Alto Vale do Itajaí é a região de maior preocupação, com possibilidade de inundações que podem atingir níveis de emergência. Cidades como Ituporanga, Taió, Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul devem ficar em alerta máximo entre a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira.

Nas regiões do Médio e Baixo Vale, bem como nas bacias hidrográficas do Planalto Sul, os rios devem permanecer em níveis de atenção, exigindo monitoramento constante das autoridades locais.

Como medida preventiva, na noite de quarta-feira, 10, as comportas das barragens de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí serão fechadas novamente. Essa ação visa mitigar o impacto das chuvas intensas e reduzir o risco de enchentes nas áreas mais vulneráveis.

As autoridades recomendam que a população das áreas afetadas permaneça atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações dos órgãos de defesa civil. Em caso de emergência, é essencial buscar abrigo em locais seguros e evitar áreas sujeitas a inundações.

 

 

Da redação

Fonte: Secom

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045