Florianópolis terá pós-graduação em Tecnologia Cervejeira em setembro
O estado de Santa Catarina está em destaque quando o assunto é cerveja artesanal. Em 2018, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), houve um crescimento de 34,6% no número de fábricas da bebida na região, que atualmente conta com 105 indústrias.
A profissionalização é outro passo importante para a consolidação do setor. E a partir setembro, em Florianópolis (SC), será possível participar da única especialização em nível superior voltada exclusivamente para a área de produção de cerveja do país. A Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM)realiza na cidade o curso de pós-graduação em tecnologia cervejeira.
As inscrições ainda estão disponíveis pelo site www.cervejaemalte.com.br e o único pré-requisito é formação em curso de ensino superior. São 18 meses de aulas, com encontros quinzenais. Em Florianópolis (SC) o curso é uma parceria com a Unisociesc. Com a certificação, os alunos que já possuem registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), poderão solicitar extensão de responsabilidade técnica para serem responsáveis por fábricas da bebida.
Carlo Bressiani, diretor da ESCM, diz que a pós-graduação é uma oportunidade tanto para quem já atua no setor e quer aprofundar os seus conhecimentos e assumir a responsabilidade técnica de uma fábrica quanto para aqueles que veem chances de crescimento dentro do segmento. “Só no ano passado foram 210 novas cervejarias no Brasil.
Temos, atualmente, 889 fábricas em atividade e esse número deve crescer ainda mais por alguns anos. Isso abre possibilidades para que, os profissionais que buscaram capacitação, se reposicionem e possam dar um direcionamento de ascensão para as suas carreiras”, comenta.
A pós-graduação tem três módulos práticos – ingredientes, processo produtivo e equipamentos e controle de qualidade – e um de encerramento, com o trabalho de conclusão do curso.