Fevereiro começa com alto índice de mortes por afogamento

Santa Catarina registrou cinco mortes por afogamento nos primeiros dez dias de fevereiro de 2024, marcando o maior número de óbitos no início da temporada de verão. Os incidentes ocorreram em locais sem a presença de guarda-vidas, sendo três em água salgada e duas em água doce. Somente nos dias 1º e 2 de fevereiro, quatro mortes foram registradas. Durante o último fim de semana, com o aumento de banhistas em praias, rios e cachoeiras, o Corpo de Bombeiros realizou 162 salvamentos.
Entre 1º e 10 de fevereiro, os bombeiros registraram 292 salvamentos em todo o estado, com os números ainda podendo ser atualizados. Comparado ao mesmo período do ano passado, os dados estão em níveis semelhantes, já que em 2024 foram realizados 263 salvamentos, com sete mortes. A maior quantidade de resgates ocorreu entre 28 e 29 de dezembro, quando 410 salvamentos foram realizados, no período anterior ao Réveillon.
A onda de calor que atinge Santa Catarina tem levado mais pessoas a buscar ambientes aquáticos, gerando maior movimentação em praias e áreas de rios e cachoeiras. As temperaturas ultrapassaram os 30°C e chegaram perto dos 40°C no Extremo Oeste e Litoral Sul, o que tem atraído mais banhistas, mas também aumentado o risco de afogamentos.
O Corpo de Bombeiros alerta que muitos banhistas continuam a frequentar locais afastados dos postos de guarda-vidas, dificultando os resgates. Diante de mais dias ensolarados e quentes, o CBMSC reforça a importância de tomar precauções para evitar afogamentos. Algumas das principais recomendações incluem evitar nadar em áreas sinalizadas com bandeira vermelha, ficar sempre próximo aos postos de guarda-vidas nas praias e tomar banho apenas em locais rasos e sem correnteza em rios e lagos.
Da redação
Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!
Para mais notícias, clique AQUI
