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Estudantes catarinenses passam por avaliação de aprendizagem

18 mil alunos de 20 municípios fazem avaliação de Língua Portuguesa e Matemática. Resultado apresentará oportunidades para o apoio mútuo das secretarias em prol do avanço na qualidade da educação (Foto: Divulgação)

Publicado em 06/10/2016

Os municípios da Grande Florianópolis dão a largada para a 1º meta do programa de Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE). Em parceria com o Instituto Positivo e GRANFPOLIS (Associação dos Municípios da Grande Florianópolis), 20 municípios se organizaram para implantar a avaliação externa de larga escala nas disciplinas de Português e Matemática, que contemplou 18 mil alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é identificar as potencialidades e fragilidades do aprendizado para, posteriormente, desenvolver estratégias de colaboração para o avanço da educação no território.

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“Esta foi a primeira avaliação de aprendizagem integrada que contribuirá para o avanço da educação do território da Grande Florianópolis. Dela, participaram 20 dos 22 municípios envolvidos no programa ADE”, afirma o líder do programa e secretário de Educação de Águas Morna, Mário Fernandes. Segundo ele, o resultado da avaliação será apresentado às secretarias de Educação em dezembro, e trará um cenário particular sobre a aprendizagem de cada município, bem como um cenário geral do território. “Os dados permitirão que os secretários de Educação e suas equipes avaliem e definam estratégias e alternativas para prestar suporte a professores e gestores escolares”, revela.

Homologado pelo MEC, e implantado em algumas regiões do país, o programa Arranjo de Desenvolvimento da Educação visa incentivar um grupo de municípios de um mesmo território a trabalhar juntos, com metas claras e planos viáveis, em benefício da educação do território.

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Da Redação