Estado mobiliza equipes e controla incêndio na Serra do Tabuleiro
O incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, está controlado após 20 horas de trabalho conjunto de equipes do Estado. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Polícia Militar Ambiental e o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) atuaram de forma integrada no combate dos focos desde a tarde de quarta-feira, 2, até a manhã desta quinta-feira, 3. Por volta das 11h, sobrevoos de drones e do helicóptero Arcanjo não identificaram chamas, mas as equipes seguem de prontidão no local para monitoramento.
Trabalharam para controlar as chamas 75 bombeiros militares e comunitários. Além disso, foram utilizados drones, a aeronave Arcanjo 03 e a equipe de Força-Tarefa 01, de Florianópolis, para auxílio no combate. Ao todo, foram afetados pelo incêndio 1.057 hectares, sem vítimas e sem prejuízos em residências.
Os bombeiros militares do 10º Batalhão - com sede em São José e responsável pela região – contaram com o apoio da equipe de Força-Tarefa 01, do 1º Batalhão em Florianópolis.
O incêndio atingiu principalmente a região de Morretes, em Palhoça. As chamas não chegaram nas residências e não houve registro de vítimas.
Combate de focos no início da manhã desta quinta-feira. Foto: Divulgação / Polícia Militar Ambiental
O Parque
O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação de proteção integral do Estado, foi criado em 1975 para proteger a biodiversidade rica da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado. Ocupa cerca de 1% do território catarinense e abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí e Paulo Lopes. Fazem parte do Parque as ilhas do Siriú, dos Cardos, do Largo, do Andrade e do Coral, e os arquipélagos das Três Irmãs e Moleques do Sul.
Da Redação