Em SC: Justiça determina desbloqueio de mais de R$ 1 milhão dos cofres públicos
Foi devolvido pela Justiça aos cofres públcos de Santa Catarina, mais de R$ 1,17 milhão que haviam sido bloqueados das contas do Estado em uma ação movida pelo Ministério Público (MPSC). Recentemente a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) comprovou a realização de obras na Escola de Educação Básica Victor Meirelles, em Itajaí, objeto do processo, o que viabilizou a liberação do dinheiro.
Os procuradores que atuaram no caso demonstraram, nos autos, que o Estado elaborou um projeto para a reforma da unidade escolar. Embora a ocorrência da pandemia de Covid-19 tenha exigido a concentração emergencial de recursos públicos na área da saúde e a ocorrência de um ciclone-bomba em 2021 em Santa Catarina tenham interferido no andamento da obra, a reforma foi concluída no primeiro semestre de 2023.
“Não houve incúria da Administração Pública Estadual na situação versada nos autos, mas sim apenas a observância do trâmite necessário dos procedimentos legais e da disponibilidade orçamentária existente, agravada pelo enfrentamento das dificuldades decorrentes das causas de força maior anteriormente abordadas”, argumentaram os procuradores.
Limites entre municípios do Sul de SC estiveram em debate na Alesc
Com a finalização das reformas estabelecidas, o próprio juiz da causa determinou a extinção do processo e o desbloqueio dos valores sequestrados após o MPSC reconhecer que o Estado cumpriu a decisão que estava sendo executada.
Atuaram no processo os procuradores do Estado André Filipe Sabetzki Boeing, André Martinez Rossi, Artur Leandro Veloso de Souza, Camila Duarte, Fernanda Seiler e Vanessa Valentini.
Processo número 5017591-10.2021.8.24.0033.
(Colaboração: Mateus Spiess).
Da redação